sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Viva a Vida!!

Sai do Mundão

Eu dei uma enrolada para postar esses texto que é mais um compilado de todos os posts que eu já fiz com algum tema que tenha relação com o Setembro Amarelo. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados. Centro de valorização da vida – CVV - O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. Então se conhece alguém que esteja passando por esse momento de depressão e tenha esses desejos de tirar a própria vida, busque ajudar essa pessoa, se você está com esses desejos busque ajuda, sua vida tem muita importância. Eu devo está escrevendo mais um texto sobre o Setembro Amarelo mais para frente, por enquanto vou deixar esse compilado de textos que podem vir a ser úteis para lhe ajudar. Para ler mais dos textos é só clicar no título de cada texto.

Sai do Mundão
Hoje eu não estou com uma grande inspiração, hoje eu só quero escrever, escrever sobre tudo que eu estou sentindo e o que eu estou passando nesse momento de deserto, acredite as coisas não estão 100% bem, a gente finge está bem e tenta dar uma de forte, mas na verdade nessa situação de tormenta você só quer chorar e só consegue pensar na pior das hipóteses isso de um ponto de vista humano, mas incrivelmente não é o que Deus fala ao meu ser intimamente, Ele fala totalmente ao contrario do que o meu senso humano diz, na verdade eu sinto Ele sondar o meu coração e me dar esperança de que tudo vai melhorar e em breve essa tormenta vai passar porque Jesus Cristo ainda está no barco...


Sai do Mundão
O deserto, quem gosta de passar pelo deserto, a resposta é ninguém mas é uma travessia muito necessária para a vida cristã e nele que aprendemos a depender de Deus, que aumentamos a nossa fé, que descobrimos nossa identidade perante Cristo, nele nos aprofundamos na palavra e na oração, através dele somos confrontados no nosso mais intimo e saímos dele muito mais fortes e prontos para pode realizar aquilo que a gente foi chamado para fazer, para podermos começar o nosso ministério temos que passar pelo deserto, temos que passar pela preparação, pelo processo, para assim chegarmos no nosso objetivo. Basta lembrar que deserto não é lugar de habitação, é lugar de passagem...


Sai do Mundão
A tempo de sorrir e tempo de chorar, acredito que mais uma vez esse seja meu tempo de chorar, as vezes não entendemos os planos de Deus que logo após de uma tempestade dá uns tempos de bonança para depois voltarmos para a tempestade novamente. A realidade é que a navegar é muito imprevisível o céu pode está o mais azul possível e os mares podem estar o mais calmos, mas todo marinheiro sabe que isso pode mudar de uma hora para outra sem motivos. Acreditar que Deus está no barco sempre até mesmo no meio da tempestade é necessário, acreditar que mesmo no nosso momento mal ele está planejando o nosso bem...


Sai do Mundão
Creio que todo mundo já cansou de ouvir esse texto na sua vida, o tempo para tudo, eu confesso que sou meio cabeça dura para esse texto, acho que é  por isso que Deus me da tanta cajadada com ele, porque eu sou muito teimoso para aceitar ele. Eu sou uma pessoa muito ansiosa para tudo, em todas as áreas da minha vida, eu quero as coisas para agora ou mesmo que não seja para agora eu quero ver as coisas acontecendo ou botar a mão na massa e fazer as coisas acontecer, só que na vida as coisas nem sempre dependem somente da gente, da nossa vontade e esse eu acredito que seja um dos meus grandes defeitos ter que depender de algo, de alguém ou de alguma situação, isso me agoniza demais. Não ter o controle das coisas me deixa apavorado, porque essa é a natureza pecaminosa do homem, a gente quer brincar de ser Deus e ser donos da nossa vida, ter o controle dela, mas o evangelho pede que a gente abandone esse controle e se submeta ao controle de Cristo. Tem a velha discussão do livre arbítrio até onde ele vai, bem Deus não força ninguém a dar o controle da vida nas mãos dele dar somente aquele que deseja isso e a partir que a gente entrega o controle nas mãos de Deus temos que entender que abrimos mão do nosso livre arbítrio, você, eu, nós usamos esse livre arbítrio para escolher servir a Deus e servo não tem direito de escolha, ele obedece aquilo que seu mestre manda...


Sai do Mundão
Deus não te chamou para ser um inútil, você tem um proposito e uma qualidade que unica somente sua, um trabalho para o Reino de Deus que só você pode desempenhar, assim como Ele escolheu Gideão para uma grande obra, Ele também te escolheu para uma obra gigante que depende exclusivamente de você. Sei que as vezes bate aquela insegurança de sabermos se ele nos escolheu mesmo Gideão pediu várias confirmações para conseguir confiança e Deus atendeu todas elas, então se você não se sente seguro pede a Deus essas confirmações para que ele possa fazer crescer a confiança e a segurança de que ele te escolheu...


Sai do Mundão
Um grande mal que vem atingindo a sociedade recentemente é a ansiedade, ela junto com a depressão são as grandes doenças desse século, para entendermos como essa doença nos atinge na vida cristão temos que ter conhecimento maior sobre ela e o que ela causa. Ansiedade é um termo geral para vários outros distúrbios  que causam  nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Basicamente ela é um misto de sentimentos e até mesmo sensações...


Sai do Mundão
A grande doença que vem assolando a humanidade nesse século é a Depressão, milhares de pessoas vem sofrendo com esse mal, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) numa pesquisa do ano de 2015 foi constatado que a depressão atinge 322 milhões de pessoas no mundo, no Brasil essa doença atinge 11,5 milhões de brasileiros cerca de 5,8% da população brasileira, sendo o Brasil o 1º país da América Latina com prevalência da doença e o 2º de todas as Américas ficando atrás somente dos Estados Unidos...


Sai do Mundão
Nesse Salmos o salmista estava longe da sua pátria, longe da casa de Deus, estava se sentindo tão longe da presença do pai que ele estava sedento por Deus, ele tinha anseio da presença de Deus e este anseio lhe trazia uma tristeza, uma angustia tão grande que perfurava a alma dele, que ele sentia até como se os ossos dele fossem esmigalhados. Sem sombra de dúvidas ele estava num momento de depressão, pois o salmista, várias e várias vezes repete como estava abatida a alma dele, como ele estava triste...


Sai do Mundão
A alegria do Senhor os fortalecerá talvez essa seja a frase que chama mais a atenção nesse versículo, em meio a momentos de tristeza e diante do mal a alegria que vem de Deus irá nos fortalecer e essa alegria é uma alegria diferente, uma alegria que entra pelo seu corpo e vai tomando sua alma, sua mente e seu coração, uma alegria que lhe da forças para continuar mesmo quando está indo mal, uma alegria inexplicável que por motivo nenhum coloca um sorriso verdadeiro no seu rosto que você não sabe o significado e o porque você só se sente feliz, uma felicidade que irradia seu ser e te eleva a um bem-estar tanto físico, tanto emocional como espiritual...


Sai do Mundão
De fato a momentos da nossa vida que nos sentimos totalmente sozinhos, desamparados, solitários, cercados por uma multidão mas ainda assim se sentindo só, uma peça de quebra-cabeça que não se encaixa em nenhum lugar e nenhum lugar se encaixa nessa peça, você não se sente bem, se sente vazio sem amor, como se todos tivessem te abandonado, que ninguém te ama e se importa com você, que você somente esta existindo, sobrevivendo do que vivendo de fato a sua vida de uma forma satisfatória. Mas Isaías nessa palavra nos trás um alivio para você, você não está sozinha, você não foi esquecido, Deus não esquece dos dele, Ele não se esquece das promessas que fez para você, pois Ele não é homem que minta nem filho de homem para se arrepender e voltar atras (Números 23: 19), tudo que Ele te prometeu, Ele vai cumprir, antes de começar o seu ministério Jesus foi levado para o deserto sozinho para ser tentado e se preparar para a sua grande missão...


Sai do Mundão
Josh aparentemente tem vivido um dos piores momentos da sua vida, ele se sente no fundo poço, ele não sente mais sua força, nem sua essência, Josh começou a se sentir cada vez mais sozinho num abismo escuro e sem saída e sem luz. Faz tempo que ele não tem mais sorrisos verdadeiros e duradores, ele já não se sente suficiente, ele se acha fraco, inconveniente e incapaz, um peso para todos a volta dele. Bem agora que já apresentamos um pouco do Josh, vamos falar do momento que ele vem passando muito tempo antes dessa quarentena e também o momento que ele esta passando nessa quarentena...


Sai do Mundão
Paulo começa botando o povo de Roma para cima em meio as tantas tribulações que eles viam passando, ele fala alegrem-se na esperança, fiquem feliz porque ainda existe esperança, tenha confiança e alegria dias melhores virão, lembre-se como esta escrito em Salmos 30. 5 ("Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria."), vamos passar por essa fase tão escura e logo a luz e a alegria logo vai voltar, tudo isso vai passar não perca suas esperanças, o quadro pode está o pior possível, mas logo o Deus da sua salvação vai entrar em ação para te tirar desse problema, confia ele vem...


Sai do Mundão
Pra começar quero deixar essa frase do próprio Josh: "Minha alma grita no escuro, sendo sufocada por tantas angustias, me sinto no escuro, no fundo do poço sem visão de saída, sem futuro, sozinho, sem amor e sem ninguém, somente eu e minha inutilidade.". Frase forte não é mesmo, Josh vem se sentido tão sozinho que não vê futuro, vai ter pessoas que vão dizer que ele parou de olhar para Deus, e se entregou as circunstancias, aos obstáculos, eu adoraria dizer que é só isso, mas é muito mais complexo do que isso, Josh consegue ter momentos de intimidade com Deus, consegue manter muito bem a sua fé, o incrível ele consegue disfarçar muito bem na frente dos outros que está bem ou ele acha isso e somente ninguém se importa mesmo que ele esta mal, de fato Josh tem visto os dias passar e se sentir tão sozinho no meio da multidão, acredito muito que foi a fé dele que não deixou ele cometer um ato impensável de tirar sua vida, podemos dizer que o que tem sustentado Josh foi a fé dele...


Sai do Mundão
Hoje eu escolhi esse tema porque ele foi muito presente na minha vida essa semana, para começar eu estava numa semana que eu estava totalmente desanimado com vontade nenhuma, nem sair da cama eu tinha vontade, dormia tarde e acordava tarde também, os dias dessa pandemia se tornaram bem cinzas recentemente, para dizer a verdade a falta do que fazer me tirou a vontade de continuar e deixaram minha mente ser imundada por vários pensamentos e sentimentos.Eu diria que a quarentena não tem sido nada fácil ainda mais com depressão tem dias que me sinto forte como Sansão e tem dias que me sinto tão fraco que assim como Jó desejo nunca ter conhecido esse mundo e basicamente eu estava nessa semana cinzenta onde eu já não via necessidade nem motivos para estar vivo, mas acho que Deus é tão misericordioso que coloca "anjos" na nossa vida trazendo uma palavra que ajuda você ver a luz e o brilho do seu Deus mesmo você estando no fundo do poço...


Sai do Mundão
Fé uma palavra pequena de 2 letras, mas com um significado gigante, você pode me perguntar o que é fé, eu irei lhe responder o que está na bíblia em Hebreus 11. 1 – “Ora a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”. De fato a fé é isso, mas eu não consigo explicar ela teoricamente, acredito que nem exista um jeito de explicar ela teoricamente, é basicamente fé e cada um sente essa fé de uma maneira, uns mais intensos que outros, mas aí depende da quantidade de busca de cada um. A fé é uma arma poderosa na mão do cristão, ela é nossa esperança que Jesus foi morto, ressuscitou ao terceiro dia e em breve voltara para nos buscar para a Nova Jerusalém, ela é a certeza da nossa vitória e que vamos receber cada promessa que Deus nos fez. Ela é a nossa segurança na soberania de Jesus Cristo de Nazaré. A fé para nós cristãos é tudo e mais um pouco e por meio dela que somos aceitos como filhos de Deus...


Sai do Mundão
Setembro Amarelo aí e eu vi a necessidade de tocar nesse assunto, depressão e suicídio, tivemos vários personagens que passaram por momentos de tristeza e até mesmo por depressão ou que desejaram a sua própria morte, até o próprio Jesus sentiu uma tristeza e aflição tão grande que no Getsemani ele suou sangue, posso listar um série de personagens que tiveram uma época de tristezas absurdas, tem um livro na bíblia só para as lamentações de um profeta, mas me chama a atenção para o que passou por uma depressão mais clara, Elias que nessa passagem deseja a sua morte e se entrega a morte. Elias vai ao deserto para morrer, ele vai sem mantimentos sem nada, claramente ele havia desistido de tudo, imagina um dos maiores profetas da bíblia havia desistido de viver apos ter uma grande vitória, alguns dias antes de ir para o deserto desejar sua morte, Elias fez chover fogo do céu e humilhou os profetas de Baal trazendo uma grande honra para o nome de Deus. Mesmo assim o medo tomou o coração de Elias de tal jeito que ele foi se suicidar...

Espero que tenham gostado, busque ajuda, sua vida é muito importante, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário