segunda-feira, 15 de julho de 2019

O Grande Mal da Depressão!!

Resultado de imagem para Depressão
A grande doença que vem assolando a humanidade nesse século é a Depressão, milhares de pessoas vem sofrendo com esse mal, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) numa pesquisa do ano de 2015 foi constatado que a depressão atinge 322 milhões de pessoas no mundo, no Brasil essa doença atinge 11,5 milhões de brasileiros cerca de 5,8% da população brasileira, sendo o Brasil o 1º país da América Latina com prevalência da doença e o 2º de todas as Américas ficando atrás somente dos Estados Unidos.

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração de humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É essencial identificar sintomas e procurar um médico.

Resultado de imagem para Depressão
Trazendo isso para a vida cristã nos temos alguns religiosos que afirmam que essa doença se dá pela ausência de Deus, bem temos exemplos de homens e mulheres de Deus na bíblia que sofreram com essa doença e posso te garantir que eles não tinham ausência de Deus na vida deles ao contrario muitos deles viviam momentos especiais da fé com Deus, outros estavam passando por traumas muito grande, então não podemos levar em consideração que essa doença se dá pela ausência de Deus.

Temos 3 exemplos explícitos de pessoas que sofreram um momento de depressão:

Imagem relacionadaA primeira pessoa é Noemi. Noemi foi a sogra de Ruth, ela estava passando por um momento muito difícil, um trauma muito grande lhe trouxe uma grande tristeza, ela perdeu o marido e os 2 filhos, ela já não tinha mais "ninguém", bem ela pensava assim, mas Rute não desamparou ela, ficou com a sua sogra até o final, não deixando ela ficar sozinha. E eu aprendo com isso que é necessário termos sempre alguém para nos ajudar nesse momento, o depressivo necessita de um ombro amigo, alguém para ele desabafar chorar, esteja sempre disposto a ouvir pois eles só querem ser ouvidos e não receberem sermões. (Então Noemi a aconselhou: "Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! " Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! " Rute 1:15-17). Esse amor que Rute teve por Noemi ajudou a Noemi  vencer a depressão e restaurar sua alegria. 

Resultado de imagem para Depressão Jeremias
A segunda pessoa é Jeremias, bem esse nem preciso falar quem era, profeta escolhido por Deus, ele teve muitos problemas durante o seu ministério, sofreu muito pelo povo que não se arrependia dos seus maus caminhos, ele era perseguido por falar a palavra de Deus, muitas dessas palavras muito dura para o povo como o cativeiro babilônico, Jeremias desejou muitas vezes nunca ter nascido, ele estava num nível de tristeza muito grande que ele tem um livro da bíblia chamado Lamentações de Jeremias sentiu o nível de tristeza que ele estava, mas ele também era muito usado por Deus mesmo com essa tristeza profunda. Deus mesmo dando essas palavras tão duras para Jeremias sempre dava uma palavra de salvação, de esperança, o que fez Jeremias continuar foi a esperança que Deus ia cuidar dele e lhe traria uma nova alegria e paz. Entenda mesmo que você esteja rodeado de problemas e tudo parece que que está dando errado Deus tem uma palavra de salvação e esperança para te fazer continuar.

A terceira pessoa o caso mais explicito da bíblia temos o profeta Elias, que vivia o auge da sua vida espiritual tinha acabado de derrotar os profetas de Baal, mas por medo de uma mulher sofreu uma depressão desejando até a morte, Elias era um homem totalmente voltado para Deus e sofreu com essa doença, mas o que me chama mais a atenção desse momento é o cuidado de Deus para com o seu servo e a estratégia que Deus usou para cuidar dele, geralmente uma pessoa depressiva dorme muito ou dorme muito pouco, nesse caso Elias dormia muito e Deus envia um anjo para acordar ele, outro sintoma de alguém depressivo e que ele se alimenta muito mal e novamente Deus trata ele nesse sentido lhe leva pão e água para ele se alimentar bem, como disse a pessoa depressiva ou dorme muito ou dorme pouco logo depois de comer Elias volta a dormir, o anjo deixa ele descansar mais um pouco depois toca nele de novo e diz, para ele comer novamente e se preparar para uma grande viagem.

Resultado de imagem para Depressão eliasAgora ele teria o encontro com o psicólogo dos psicólogos para ser tratado, ele teria uma conversa com o médico dos médicos onde ele iria expor todas as suas mazelas e sentimentos e o Deus todo poderoso ia tratar dele. Logo depois desse caso Elias encontra Eliseu que seria um ajudante para ele não se sentir mais só. (e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa". Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? " Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias? " Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". O Senhor lhe disse: "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram". Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele. Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. "Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe", disse, "e então irei contigo. " "Vá e volte", respondeu Elias, "pelo que lhe fiz. " E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar. 1 Reis 19:4-21).

Nesses 3 casos eu vejo Deus trabalhando de forma muito parecida de como os psicólogos trabalham hoje em dia, nos sabemos que toda a sabedoria foi dada por Deus então não podemos só viver na máxima que Deus vai fazer um milagre eu não preciso procurar um médico, claro Deus pode fazer o milagre como em qualquer outra doença, mas também é necessário ter acompanhamento médico como em qualquer outra doença, porque quando você está resfriado você procura um médico e quando está com depressão você não procura um psicólogo, é necessário ter tanto ajuda espiritual como física humana como essas pessoas tiveram.

Resultado de imagem para alegria
Se você estiver passando por isso estou a disposição para conversar te ouvir, mas procure um médico também para se cuidar também, fique a vontade para me procurar nas minhas redes sociais, o Instagram é @Nicolau11 e o Twitter é @Nicolau11111996.

Me ajudem compartilhando meu blog para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com vocês hoje e até o dia da morte de vocês amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário