quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Vencendo a Tristeza da sua Alma


Resultado de imagem para tristeza
Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus? " Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar. Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim. Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida. Direi a Deus, minha Rocha: "Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo? " Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus? " Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Salmos 42:1-11


Imagem relacionada
Nesse Salmos o salmista estava longe da sua pátria, longe da casa de Deus, estava se sentindo tão longe da presença do pai que ele estava sedento por Deus, ele tinha anseio da presença de Deus e este anseio lhe trazia uma tristeza, uma angustia tão grande que perfurava a alma dele, que ele sentia até como se os ossos dele fossem esmigalhados. Sem sombra de dúvidas ele estava num momento de depressão, pois o salmista, várias e várias vezes repete como estava abatida a alma dele, como ele estava triste.

Podemos dizer que não é diferente do que acontece na nossa vida nos dias atuais, temos nos distanciados tanto de Deus na nossa juventude que acabamos desenvolvendo uma tristeza, que muitas vezes tentamos sufocar com coisas diferentes, bebidas, drogas, pornografia, sexo, namoros, tentamos todos os meios possíveis para preencher esse vazio que a tristeza traz, mas não trazendo nenhum resultado, só nos afundando cada vez mais nessa tristeza e nessa ausência de Deus.

Resultado de imagem para crise de ansiedade
Essa palavra primeiro é para mim, é um grito da minha alma pedindo socorro, para quem não sabe estou passando por um momento muito difícil onde já comecei o tratamento para cuidar da minha ansiedade que já estava num nível muito grave, a ponto de dar crises (alguns dias atrás cheguei a da na igreja mesmo de sair do culto e ir chorar lá fora) de achar que vou morrer e ter um infarto a qualquer momento e também estou passando por uma depressão moderada, não se engane pelo nome, ela é o 2º estágio de depressão que tem, depois dela só tem a pior que é a depressão profunda, e tenho que falar que tem sido momentos terríveis, tem sido noites terríveis para dormir, a insônia é minha companheira de toda madrugada, eu perdi minha paz para dormir e essa palavra tem falado muito comigo porque eu consigo imaginar e sentir a dor do salmista, mas também consigo ver a fé que a nele, da força para continuar e tenho toda a certeza que nós também temos essa fé que tem nos dado toda a força para continuar, você já pensou que até aqui você já venceu todos os seus dias maus.

Resultado de imagem para alegria
E é isso que Deus que te falar com essa palavra, força, Ele está com você mesmo que pela as circunstancias você não consegue vê-lo, nem sentindo Ele, mas Ele está com você, Ele nunca parou de falar com você no fundo você ainda consegue ouvir a voz dele. No Salmos 34. 4 (Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.). Temos uma resposta de Deus para nós, uma resposta para vencermos esse medo, essa tristeza que é clamar, pedi ajuda do Senhor que Ele vai te responder, se rasgue na presença de Deus. Tem uma coisa que sempre peço a Deus quando estou mal, é que Ele ouça o grito da minha alma, porque eu não vou saber falar e pedir ajuda por tudo que estou sentindo, mas o meu espirito vai falar e vai clamar o meu socorro como está escrito em Romanos 8:26 (Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.), então peça a Deus para ouvir o grito da sua alma, para ele ouvir os gemidos inexprimíveis do seu espirito.

Essa palavra toda é somente para dizer para vocês como já diz a música aquieta sua alma porque Deus está contigo, Deus está cuidando de você nos mínimos detalhes, a palavra em João 16. 22 (Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.), quando voltamos a ver Deus, a sentir Ele de novo assim como foi na nossa conversão, no nosso primeiro amor e também como vai ser no dia do julgamento final, nossa alegria seria restaurada, somente tendo um reencontro genuíno com Deus nossa alegria é restaurada.

Resultado de imagem para alegria
Faça que nem o salmista no final do Salmos 42, que mesmo sentindo profunda tristeza depositou toda a sua esperança em Deus, que acreditou que Deus ainda viria com o socorro para a vida dele. Acredite também que essa tempestade, esse vento forte vai passar, o teu Deus ainda está no barco com você e não vai te deixar naufragar, assim como diz o Salmos 30. 5 b (o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.). Está se sentindo mal chore, se rasgue, porque o Deus de Abraão, Isaque e Jacó virar com o seu socorro e lhe irá trazer a sua alegria pela manhã. Aquieta a sua alma porque Deus está cuidando de você, Ele colhe cada lagrima sua e Ele hoje irá restaurar sua alegria.

Me ajudem compartilhando meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com vocês hoje e até o dia da morte de vocês amém.
Resultado de imagem para alegria

Nenhum comentário:

Postar um comentário