terça-feira, 20 de junho de 2023

Herança x Legado

Sai do Mundão

Esse texto eu já venho querendo escrever desde o começo do mês, na minha igreja é o mês da família e o tema é sobre legado, basicamente o mês todo estamos estudando e aprendendo sobre o legado na nossa família, também estamos aprendendo sobre a diferença de Herança e Legado, e o eu vou trazer aqui muito do meu entendimento então não tirem como verdade universal, questionem e criem seu próprio entendimento também, e falando de família não posso deixar de citar um cara que era segundo o coração de Deus, mas era um péssimo pai e administrou muito mal a sua família, de fato Davi deixou uma herança e um legado para Israel, mas na sua família ele só deixou heranças.

Sai do Mundão
Herança ou espólio é o patrimônio (bens, direitos e obrigações) de uma pessoa que faleceu, deixada a seus sucessores legais. É a parcela do patrimônio de alguém, transferida a certas pessoas elencadas na lei como titulares desse direito - os sucessores (herdeiros e legatários). O inventário é o registro desta transmissão e a petição é a ação que compete ao herdeiro legítimo para reconhecimento de seu direito sucessório, ou, contra a quem esteja pretendendo ter o direito de deter tudo ou parte da herança, ter o reconhecimento na qualidade de herdeiro e restituição dos bens que estavam de posse de terceiros. A transferência e a divisão (ou partilha) da herança é feita, no Brasil através da Justiça (inventário, alvará judicial ou arrolamento) ou através de do cartório. Para resumir como o pastor botou na arte Herança é o que você deixa para alguém. 
Legado é quando um bem, ou vários bens, são deixados para outra pessoa que não é herdeira, quando o proprietário original falece, então ele deixa todo, ou parte, do seu legado para alguém, que pode ser da família, ou não. Um legado pode ser constituído por alguma coisa imaterial. O Império Romano, por exemplo, deixou um forte legado cultural, linguístico que ainda se verifica em muitas sociedades hoje em dia. Outro exemplo de um legado imaterial é o legado intelectual deixado por vários filósofos e pensadores do passado. Para resumir Legado é o que você deixa em alguém.

Sai do Mundão
Tendo isso em mente podemos falar de Davi que deixou uma herança enorme para seus filhos, mas nenhum deles seguiu o seu legado com Israel, todos os seus filhos se voltaram contra Deus e chegaram a abandonar a fé em Cristo. Hoje em dia estamos muito preocupados em deixar nosso legado no mundo, assim como Davi estava preocupado em deixar o seu legado na nação de Israel, mas negligenciando a sua família, o seu primeiro ministério, antes de ser rei ele já era pai, mas conduziu de forma errônea o seu legado na sua família, com muita facilidade podemos citar as tragédias que aconteceram na família de Davi muito por causa também da falta de ação do próprio Davi que não tomou as medidas necessárias para que muitas coisas não viessem a ocorrer, como podemos citar no caso de estupro da sua filha Tamar pelo seu outro filho Amnom, onde a demora de Davi a agir levou a Absalão a cometer um homicídio contra o seu meio irmão para defender a honra da irmã. (E Absalão não falou nada com Amnom, nem bem, nem mal, embora o odiasse por ter violentado sua irmã Tamar. Dois anos depois, quando os tosquiadores de ovelhas de Absalão estavam em Baal-Hazor, perto da fronteira de Efraim, Absalão convidou todos os filhos do rei para se reunirem com ele. 2 Samuel 13:22-23); (Absalão ordenou aos seus homens: "Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: ‘Matem Amnom! ’, vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos! " 2 Samuel 13:28).

Sai do Mundão
A negligência de Davi com sua família acarretou muita dor e sofrimento para sua vida, Davi foi adultero e homicida o que culminou na morte de um bebê, na desgraça do seu reinando pois o seu filho Absalão se volta contra ele e começa uma rebelião que tira Davi do trono e traz desonra a Davi pois suas concubinas se deitaram com seu filho o que é abominável para Deus, Davi vê a morte novamente de outro filho por causa de sua ações e no final de sua vida ele vai perder mais um filho por causa da sucessão do trono de Israel que estava em "disputa" entre seu filho Salomão e seu outro filho Adonias, Salomão mata Adonias e começa a reinar em Israel e assim acaba toda a confusão que foi a família de Davi com uma traição, um estupro entre irmãos, com homicídios e com uma luta por poder, fica claro que o legado de Davi não foi transmitido para seus filhos, até mesmo Salomão abandona a Deus e começar a seguir ídolos 
pagãos, Davi deixou uma grande herança para os seus filhos, mas não deixou o seu legado marcado neles. Com isso devemos aprender a nos importar realmente com a instrução dos nossos filhos e nossa família, para que as tragédias que ocorreram com Davi não venham a ocorrer na nossa família.

Sai do Mundão
O que eu aprendendo muito sobre legado é o que os meus pais deixaram para mim, eles não vão me deixar muitas heranças, mas eles já me marcaram, eles me ensinaram o caminho do meu lado, caminhando e hoje minha fé em Deus já não depende mais deles, hoje eu caminho no evangelho sem mais ser dependente de que eles vão continuar ou não indo a igreja e esse é o caminho que eu quero trilhar com os meus filhos, esse legado que eles passaram para mim é o que eu quero passar para os meus filhos, que só existe um único caminho, que só existe um Deus verdadeiro, poder dizer eu e minha casa servimos ao senhor, isso que devemos procurar nesse tempo deixar o nosso legado na nossa família, nosso primeiro trabalho missionário é com a nossa família, então comece a testemunhar dentro da sua casa a verdadeira fé para que quem esteja longe possa se aproximar, perdoe, se reconcilie, comece a transformar o ambiente de guerra que pode estar tendo na sua casa, num ambiente de paz onde Deus vai trabalhar e transformar sua família. (
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6), (Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15).

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário