quarta-feira, 7 de junho de 2023

A Lei em nossos Corações

Sai do Mundão

De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei; pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.

Romanos 2:14,15

Sai do Mundão
Eu já vim meditando muito sobre essa passagem por vários dias e ela me marcou muito quando eu li, porque de fato eu entendi um pouco como funcionava as coisas em relação a Lei mosaica e a gente que "não segue" essa lei, na verdade Paulo deixa muito claro que nós cristãos praticamos a Lei quando temos ela gravadas em nossos corações, não existe um livro de regras basicamente para a gente, mas naturalmente a gente "cumpre" o que está na Lei e isso me chamou a reflexão de vários pontos importantes que temos de discussão atualmente em questões teológicas de que a Lei é ou não é mais válida, se devemos ou não dar dízimos e ofertas entre outras coisas, eu acredito que essa passagem seja a grande resposta para essas questões, não fazemos as coisas que a Lei pede por obrigação, por dever, mas fazemos elas por simplesmente sentir vontade, por ser prazeroso para nós, graças a essa passagem eu consigo entender várias outras passagens na Bíblia, desde Abraão que já dava dizimo antes mesmo da Lei Mosaica existir, até a passagem da viuvá e sua oferta. Entendendo essa passagem você consegue entender muito melhor comportamentos e falas de várias figuras importantes da Bíblia que não agiam de certa forma só porque existia uma Lei, mas porque essa Lei estava gravada em seu coração, assim eles as cumpriam naturalmente.

Sai do Mundão
Paulo vai nos alertar que devemos sempre trazer nossas ofertas e dízimos com alegria e com espontaneidade sendo uma coisa vinda do coração e não uma obrigação (Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:7), este fato passa a ser interessante juntando com o nosso texto base,naturalmente vamos ter vontade de dizimar e oferta quando estamos conectados com Cristo, quando estamos vivendo de fato o seu evangelho, Abraão depois de resgatar Ló e todo o povo de Sodoma, pega as coisas que ele conquistou na guerra e da em oferta a Melquisedeque que era rei e sacerdote de Salém (lugar que futuramente viria a ser Jerusalém), Abraão não tinha a Lei, mas cumpriu ela no seu coração por isso ele foi chamado pai da fé, pois ele cumpria a Lei, mesmo ela não existindo (Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho e abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos". E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. Gênesis 14:18-20),  seu neto Jacó também entendeu isso depois de sonhar com o céu e prometeu honrar a Deus com 10% de tudo que ele tinha se voltasse bem para casa depois da sua fuga de Esaú seu irmão (Então Jacó fez um voto, dizendo: "Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo". Gênesis 28:20-22).

Sai do Mundão
Hoje existe um debate muito claro se devemos ou não dizimar e ofertar, se devemos ou não anular tudo que está na Lei, a verdade é que a Lei não é má, ela foi criada por Deus como poderia ser má, mas o mal utilizou da Lei para instituir e aumentar o pecado, pois somente graças a Lei nós podemos saber o que é ou não pecado, então não há como dizer que a Lei é má, a Lei nos aponta os nossos pecados e mostra como o ser humano é incapaz de cumprir essa Lei sem a graça de Deus (Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: "Não cobiçarás". Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a lei, o pecado está morto. Romanos 7:7,8), (Descobri que o próprio mandamento, destinado a produzir vida, na verdade produziu morte. Pois o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, enganou-me e por meio do mandamento me matou. De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom. Romanos 7:10-12), (Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado. Romanos 7:14). Portanto a Lei é necessária para mostra que eu necessito da graça de Deus e para mostrar o quão grandioso foi o sacrifício de Jesus na Cruz pois somente pelo sangue derramado na Cruz é que fomos livres do pecado que nos matava e fomos trazidos novamente para a vida ao lado de Cristo Jesus.

Entendendo o nosso texto base, mudamos perspectivas de vários momentos da bíblia e me faz entender porque a oferta da viuvá foi a mais importante, porque a oferta de Abel foi aceita e a de Caim não foi aceita, tudo porque não houve obrigação e nem desleixo, mas sim uma vontade em seus corações de honrar a Deus com através de ofertas e de dízimos, tudo se resume na sua vontade do coração, tanto as coisas boas, como as coisas más saem do coração, então deixe que a palavra de Deus seja escrita no seu coração para você nuca mais pecar (Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11), e viva plenamente com alegria e com vontade pura e verdadeira de fazer a obra de Deus, assim você naturalmente cumprirá a Lei de Deus no seu coração. Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário