quinta-feira, 27 de abril de 2023

A Banalização do Amor!!

Sai do Mundão

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.

Romanos 12:10

Sai do Mundão
Hoje eu não diria que a palavra amor está banalizada, que banalizaram o amor, na verdade eu diria é que tornaram ela bem exclusiva de só uma forma, como se só existisse um tipo de amor, como se você só pudesse dizer eu te amo, para somente uma pessoa, a sua pessoa amada de um jeito mais íntimo, diria seu namorado(a), marido, esposa, bem você já entendeu, mas na verdade no grego a palavra amor tem três variações (eu já fiz até 3 postagens com 3 textos falando individualmente mais afundo sobre eles) que são o Eros, o Philos e o Ágape. Resumidamente o Eros é o amor que vem sendo vivido atualmente o amor da carne, o amor que você sente pela pessoa que você sente atração; já o Philos é o amor que você tem pela sua família e amigos, esse veio se perdendo ao longo do tempo e vem ficando raro; o Ágape é o amor de Deus, o amor mais puro que existe.


Sai do Mundão
Acho bom levantar essa questão para lembra que não existe só um amor e a gente tem se esquecido disso, dizer eu te amo ficou muito exclusivo para o amor Eros, atualmente muita gente não tem falado “eu te amo” para os seus pais, seus filhos, seus amigos, aí que está crescendo o que a bíblia vem alertando que nos finais dos tempos o amor de muitos se esfriariam (
Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Mateus 24:12 -13), mas o incrível dessa passagem se você comparar com o mundo de hoje, o amor Ágape continua o mesmo, o Eros tem seus altos e baixos, mas o Philos ele vem se esfriando fortemente, é uma leve reflexão que eu te desafio a ter, qual foi a última vez que você disse que amava seus pais? Que amava seus filhos? Que amava seus amigos e família? Estamos perdendo de vista o amor Philos e corrompendo o amor Eros, mas o Ágape ele dura para sempre.

Sai do Mundão
O que eu venho questionar aqui é que você não precisa só dizer “eu te amo” para aquela pessoa que você queira ter uma relação de namoro, casamento essa relação mais intima, o “eu te amo” tem que ser para todos sem fingimento (O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Romanos 12:9). Davi e Jonathan entenderam esse amor Philos e a Bíblia relatam que eles tinham esse amor profundo de irmãos (Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. Daquele dia em diante, Saul manteve Davi consigo e não o deixou voltar à casa de seu pai. E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o melhor amigo de Davi. 1 Samuel 18:1-3), João, autointitulado o discípulo que Jesus amou, se sentia amado por Jesus, ele sentia o amor Ágape de Jesus por ele. A bíblia tem vários exemplos de amor, Rute e Noemi (amor fraterno de nora com sogra), Abrãao e Isaac (amor de Pai e filho), Ester e Mardoqueu (amor fraterno de sobrinha e tio), Jacó e Raquel (amor Eros puro), Deus pelo Mundo (amor Ágape que entregou seu filho unigênito por todos nós).

Sai do Mundão
Devemos amar a todos como nós amamos, tirar esse rótula de que o amor é somente Eros é necessário para que assim a gente entenda o sacrifício de Jesus porque ninguém tem amor maior do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos (Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. João 15:13), só assim podemos usar a linda passagem de Paulo sobre o amor para todas as nossas relações, te convido a dizer para uma pessoa que não é seu marido, esposa, namorado(a), nem que você tenha alguma intenção de amor Eros, que ama ela, que ela importante para sua vida, esse simples gesto pode salvar uma vida, uma alma aflita, seja o diferencial na vida da sua família e na vida dos seus amigos, ame de verdade e diga, verbalize, mostre com atitudes que seu amor é real e verdadeiro.

Se vocês quiserem ver as postagens antigas sobre o amor é só clicar em um dos três nomes do amor a seguir: Eros, Philos e Ágape, como bônus tem também o texto sobre as faces do amorEspero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário