sábado, 18 de fevereiro de 2023

O Perigo da Teologia Coaching

Sai do Mundão

É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganância.

Tito 1:11

Sai do Mundão
Eu tenho visto recentemente um aumento enorme das ditas pregações motivacionais, em pleno 2023 não é uma coisa nova, que surgiu agora, não é bem antigo e problemático, mas recentemente vem ganhando uma força novamente nas redes sociais ou ficando cada vez mais exposto essa problemática, podemos dizer que o documentário sobre o escândalo da Hillsong potencializou esse debate e virou assunto na internet novamente, não podemos esquecer que esse assunto já teve vários momentos grotescos e bizarros protagonizados por vários pregadores muito famosos e influentes na nossa sociedade. A grande verdade é que este estilo de evangelho é muito aconchegante para nós pecadores, ele tira Jesus, Deus e o Espírito Santo do centro de tudo para colocar você, o seu "eu", o seus desejos, coloca nossos planos e vontades, acima da vontade de Deus e dos planos Dele para a nossa vida, neste evangelho errôneo somos colocado como protagonistas da história o que não é verdade, não sei nem se podemos ser considerados coadjuvantes, todas as coisas foram feitas por Ele e para Ele, o principal protagonista de tudo sempre é Deus.

Sai do Mundão
O ser humano tem essa necessidade pecaminosa de ser colocar como o centro de tudo, se as coisas não funcionarem como a gente quer então elas não servem, a gente confunde muito Deus com um gênio da lâmpada que está ao nosso dispor para  realizar todos os nossos sonhos e desejos, o que não é verdade, a gente foi criado para viver os sonhos e os planos de Deus e muitas das vezes esses planos e sonhos podem ser muito diferentes dos nossos, uma vez eu li um livro que chocou somente pelo nome que era "O Deus que Destrói Sonhos" do Rodrigo Bibo e ele foi um livro que me marcou muito e abriu minha mente, pois nós temos essa ideia que necessitamos ser bem sucedidos tanto na nossa vida pessoal, financeira, no trabalho e etc..., mas o que seria ser bem sucedido para nós ter uma família legal, ter o trabalho dos nossos sonhos com um salário legal, viajando quando quiser, com o carro que quiser, isso significaria sucesso para nós, mas para Deus isso pode ser a nossa ruina, não que Deus não queira que você prospere e conquiste as coisas, mas Ele sabe o que você pode ter e o que você não pode ter, o que não vai te escravizar e o que vai te escravizar. Na nossa vida cristã a gente também tem essa relação com o sucesso, o que é ter sucesso no mundo cristão? é pregar para um estádio cheio? cantar num mega show? ser uma celebridade nesse mundo gospel? isso seria sucesso para a gente, dentro do nosso intimo acredito que sim, mas para Deus talvez a ideia de sucesso para você seja cantar e pregar em uma igreja pequena com uma vida pacata e simples, talvez Deus não queira que você pregue em um estádio cheio, mas sim na sua lojinha pequena de bairro.

Sai do Mundão
O grande problema dessa teologia do coaching é que ele exalta o ser humano a um ponto que ele não pertence, ele tem um jeito todo próprio de ser pregado de mexer com os seus sentimentos, ele é feito para mexer com o seu ego, para você falar é isso mesmo, isso faz sentido, eu não sou contra você querer conquistar coisas grandes, mas sou contra essa ideia de sucesso, que você só vai ter sucesso se estiver em tal lugar, que você só vai ser um missionário se estiver em tal país, uma inverdade, Deus tem sempre o melhor para nós sim, mas esse melhor nem sempre é o que a gente deseja, como diz a música "o maior vilão da história sou eu". A palavra de Deus ela pode nos confortar sim, mas a princípio ela vai sempre nos confrontar, ela vai cortar tanto em quem tiver ouvindo como em você que estiver pregando, ela vai tirar o nosso conforto e nos fazer refletir, tenha sempre um pé atrás com essas pregações que falam que "você é o ponto fraco de Deus", outro grande problema desse evangelho é que não precisamos confessar os nossos pecados, que o arrependimento fica para depois, uma ideia errônea novamente (Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1ª João 1:9). Em Romanos 12.2 (Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.), somos aconselhados a não nós amoldar a forma desse mundo, pois esse mundo já do maligno, não devemos buscar sucesso, dinheiro ou carreira, mas sim busca a vontade e a presença de Deus, buscar o sucesso que é simplesmente servir a Deus onde Ele desejar.

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário