quinta-feira, 21 de março de 2024

Mudando a Abordagem!

Sai do Mundão

Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?" (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.). 

João 4:4-9

Sai do Mundão
Tem uma passagem na Bíblia que vem me perseguindo já tem umas semanas, toda hora ela volta, aparece uma imagem sobre ela que me faz novamente refletir sobre essa passagem. É uma passagem muito famosa do encontro da mulher samaritana com Jesus, ela tem reverberado dentro do meu ser me trazendo uma nova visão, um novo ensinamento, uma nova perspectiva. O que me chama muito a atenção dessa passagem é a forma que Jesus aborda a mulher samaritana, como ele quebra as defesas dessa mulher de forma tão simples e sucinta, de uma forma que transformou essa mulher. Essa passagem me fez repensar de como estamos apresentando o Evangelho para as pessoas, como está sendo as nossas estratégias de abordagem para pregar o Evangelho, se não estamos sendo muito automáticos para apresentar a Cristo para as pessoas e não tendo a sensibilidade de como apresentar para essa pessoa que pode estar muito machucada e fechada.

Sai do Mundão
Assim eu destaco os versículos 7 e o 9, a atitude de Jesus que quebrou todas as defesas da mulher samaritana. Para a gente entender o quão impactante foi essa ação, temos que se atentar para o preconceito cultural que existia entre Judeus e Samaritanos, para entendermos melhor temos que voltar até o tempo dos Reis de Israel, até o momento quando Israel foi dividido em dois reinos: O Reino de Judá (os Judeus) e o Reino de Israel do Norte (os Samaritanos); O povo judeu acusava o povo samaritano de serem impuros por terem se misturado com várias etnias e por isso eram detestáveis e um povo abaixo do povo judeu. Essa rixa se estendeu por vários anos com judeus acreditando que os samaritanos não eram dignos de receber o perdão de Deus e não mereciam a sua salvação. Assim Jesus vem e quebra essa realidade com uma ação se colocando abaixo da mulher samaritana lhe pedindo água. Pensa comigo uma mulher que sempre que encontrou um judeu foi humilhada e recebeu palavras ofensivas, agora ela encontra um judeu que pede um favor a ela, isso desmonta as defesas dessa mulher e assim o coração dela se abre para ouvir a mensagem de Cristo.

Sai do Mundão
O meu pensamento com essa passagem tem sido de como temos apresentado a Cristo para as pessoas, os Fariseus, os Judeus normalmente ao encontrarem com essa mulher samaritana deveriam humilhar ela, passar pelo lado, praguejar e amaldiçoar a existência dela, até condenar ela para o inferno, mas Jesus apresenta a ela amor, sem julgamentos, ao invés de condenar ele oferece vida e vida com abundancia e isso faz com que a mulher transborde, eu tenho certeza que essa mulher estava totalmente preparada para se defender de alguma fala de Jesus que se assemelhasse com as falas dos outros judeus, ela estava blindada para tudo, menos para Deus se colocar em uma posição de inferior a ela, isso quebrou todas as resistências e deu acesso ao coração dela. Assim eu pergunto como você tem apresentado a Cristo, como por exemplo e esse é o exemplo que tem reverberado na minha mente, como você apresenta o amor de Deus a uma pessoa homossexual que está em pecado, para mim o homossexual está cansado de ouvir que vai queimar no inferno, ele já criou proteção para isso, pois é o que ele mais escuta de nós cristãos, assim como a mulher samaritana deve ter ouvido a sua vida toda dos judeus.

Sai do Mundão
Mas que tal apresentar a Cristo para eles de forma diferente, quem sabe com um "não importa o que você faça Deus é incapaz de te amar mais ou menos, ele simplesmente te ama pelo que você é filho Dele", talvez quem sabe não teríamos muito mais gente sendo desarmado para ser encontrado por Deus, quem sabe não estamos travando com nossas ações e palavras sobre a vida de várias pessoas, simplesmente por acreditar que ela não é digna de salvação. Posso te contar que nem eu e nem você somos digno de salvação, nosso merecimento é o inferno, mas ainda sim Deus nos deu o privilégio da salvação então porque não compartilhar com todos, esse presente imerecido. (Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?" Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.  João 4:28-30); (Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias. E por causa da sua palavra, muitos outros creram. E disseram à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo".  João 4:40-42).

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no "X" para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário