terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Jesus Revolution - Uma Aula de Cristianismo

Sai do Mundão

Que filme bom que é Jesus Revoluton, eu diria um dos melhores filmes cristãos que eu já vi na minha vida, sem muita coisa clichê, sem sentimentalismo forçado, somente um filme que conta a história do que foi considerado o maior movimento cristão dos Estados Unidos até hoje. O filme é uma aula de cristianismo, não tem como você não se arrepiar a cada momento, cada detalhe dele é inspirador e reflexivo, ver esse filme me mostra como a sociedade e o mundo cristão são universos que repetem padrões, eu creio que você vai notar muito bem isso, o movimento Jesus Revolution foi transformador, um movimento que abalou a religiosidade que se existia na época e nos trouxe um novo olhar de igreja, realmente foi uma verdadeira revolução. 
Jesus Revolution é um filme cristão de drama estadunidense de 2023 dirigido por Jon Erwin e Brent McCorkle. Baseado no livro de mesmo nome, o filme segue o jovem ministro Greg Laurie (Joel Courtney) e o pastor Chuck Smith (Kelsey Grammer) enquanto eles participam do Jesus Movement na Califórnia durante a década de 1970. Anna Grace Barlow, Jonathan Roumie e Kimberly Williams-Paisley também estrelam no longa-metragem.

Sai do Mundão
Em 1969, um sério e respeitado pastor do sul da Califórnia, Chuck Smith, descobre que sua igreja está morrendo lentamente com uma incapacidade de se conectar com a geração mais jovem e livre de hippies. Um dia, sua filha dá carona a um hippie chamado Lonnie Frisbee, que diz estar viajando e contando às pessoas sobre o ministério de Jesus. Smith, a princípio desconfiado de Frisbee, acaba se afeiçoando a ele e dá as boas-vindas a outros hippies em sua casa. Eles unem forças e iniciam um movimento de sucesso para evangelizar hippies e outros. Enquanto isso, Greg Laurie, estudante do ensino médio, foge de sua classe do Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva Júnior e se junta a uma garota chamada Cathe, que o leva para um show de rock com Timothy Leary pregando o valor de ir das drogas para a autodescoberta. No entanto, Greg vê que vários hippies são perigosamente irresponsáveis; a irmã de Cathe fica doente devido a uma overdose de drogas. Greg e Cathe encontram consolo no ministério de Smith e Lonnie, embora os pais tensos de Cathe não estejam entusiasmados com Greg. O ministério explode em popularidade, sendo visto como uma "Jesus Revolution" ou "loucos por Jesus", e até mesmo gerando uma capa da revista Time em 1971. No entanto, Lonnie se torna egoísta e eventualmente se separa de Smith, embora eles se reconciliem mais tarde. Greg se oferece para assumir uma filial do ministério em Riverside e, eventualmente, se casa com Cathe e se torna um pastor famoso. Smith e Frisbee são lembrados como fundadores do amplo movimento Calvary Chapel e, de maneira mais geral, como líderes do Jesus Movement.

Sai do Mundão
O filme mostra como é essencial para o cristão ter estratégias para pregar a Palavra de Deus, em nenhum momento a Bíblia foi distorcida para pregar para os hippies da época, mas ela foi muito habilmente introduzida na cultura e na vivência dessa comunidade, saber como transmitir o evangelho para uma pessoa, usar linguagens atuais e condizentes com a realidade das pessoas sem criação de heresias é essencial para se haver novas conversões, não existe pregar do mesmo jeito para um "cristão de berço" e um funkeiro, as vivências e entendimentos não batem, temos que saber nos comunicar e saber comunicar o evangelho, Paulo entendeu tão bem isso que ele se fazia de gentil para pregar aos gentis da época, se ele pregasse como Judeu, usando termos e vivências da vida judaica eu tenho a plena certeza que o ministério de Paulo teria sido um fracasso, ele saber transmitir o Evangelho dentro da realidade e da cultura de cada povo foi essencial, podemos tirar como exemplo também a pregação dele em Atenas que ele vê um altar de um deus invisível (o gregos tinham esse altar porque eles tinham medo de ofender algum deus se esquecessem dele, então criaram esse altar para cultuar a um deus que eles não conheciam) e usa disso para apresentar Deus aos gregos.

Sai do Mundão
O filme mostra também como a religiosidade, o ego, a vaidade, o medo, podem agir no meio do ministério cristão, como eles atuam e como podem ser prejudiciais para o mundo cristão. Jesus Revolution é um filme que eu recomendo a todos assistirem, porque ele verdadeiramente é uma aula e me fez perceber vários pontos que eu preciso melhorar e me desenvolver como cristão, ao invés de fechar as portas da igreja para determinados grupos de pessoa, nos devíamos está escancarando elas para eles entrarem sem julgamento, somente apresentando a cura e salvação que eles tanto almejam e procuram, o vazio que eles estão buscando preencher no mundo deveria ser preenchido por Cristo, mas muitas das vezes a igreja está impedindo que essas pessoas cheguem a Cristo. 
Espero que tenham gostado, Jesus Revolution está disponível na HBO max, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no "X" para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário