sábado, 5 de novembro de 2022

Por que os maus Prosperam ?

Sai do Mundão

Você já deve ter se perguntando várias vezes porque as coisas dão certo para as outras pessoas e não dão certo para você. Porque o ímpio prospera e você não. Porque aparentemente o corrupto se dá bem e você que faz tudo certinho não consegue crescer na vida. Sabe na bíblia uma pessoa já teve esses questionamentos com Deus, essa pessoa era um sacerdote responsável pelo louvor de Israel na época de Davi, seu nome era Asafe, no livro de Salmos ele relata esses questionamentos e a resposta que ele Deus lhe deu para todas essas perguntas, vamos então estudar um pouco mais a fundo esse momento que se encontra no Salmo 73, para melhor entendimento vamos dividir esse capítulo em dois.
 

Sai do Mundão
Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Por isso o orgulho lhes serve de colar, e se vestem de violência. Do seu íntimo brota a maldade; da sua mente transbordam maquinações. Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão. Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra. Por isso o seu povo se volta para eles e bebem suas palavras até saciar-se. Eles dizem: "Como saberá Deus? Terá conhecimento o Altíssimo? " Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado. Se eu tivesse dito "falarei com eles", teria traído os teus filhos. Salmos 73:1-15.

Sai do Mundão
Aqui nesse primeiro momento Asafe põe para fora todo o seu questionamento, toda a sua magoa, eu vejo aqui um grito que estava preso dentro da alma de Asafe, que se mantinha "santo", que tentava ao máximo ser justo e obediente as Leis de Deus, aos seus princípios, que zelava pelo lugar de adoração de Deus, zelava pelas pessoas, que tentava ao máximo ser alguém apresentável a Deus, mas via as pessoas corruptas ou que praticavam o mal prosperando, ele começou a sentir magoa e inveja, começou até a duvidar se valia a pena se manter "santo", duvidar da justiça de Deus, pois ele não via uma prosperidade aparente na vida dele, ele estava cego para ver o que Deus tinha feito na vida dele, ele estava mais preocupado com as coisas mundanas, a riqueza terrestre, a "boa" vida nesse mundo, era disso que ele estava sentindo inveja, pois o coração dele desejava isso, mas ele não entendia porque Deus concedia essas coisas para as pessoas corruptas e ele não era abençoado com essas bênçãos. Acredito que muitas vezes a gente faz isso também, questiona a Deus porque a gente não recebe as coisas que pedimos, como se fosse uma obrigação que Deus tenha que dar alguma coisa para a gente. Nós não temos e nem devemos barganhar com Deus, era isso que Asafe estava tentando fazer barganhar, ele a princípio estava querendo ser "santo" para receber as bênçãos de Deus, como se fosse uma moeda de troca as boas ações dele. Asafe acreditava que iria comprar o favor de Deus com suas ações e é assim que muitas vezes fazemos, queremos comprar as bênçãos de Deus, mas essas bênçãos não estão à venda Deus dá a quem ele quiser e como você vai ver no segundo momento não deve ser o nosso foco para ser "santo", para ter boas ações.

Sai do Mundão
Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando a gente acorda; quando te levantares, Senhor, tu os farás desaparecer. Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional. Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs. Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras. A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos. Salmos 73:16-28.

Sai do Mundão
Mas o que é preciso para mudar todos esses questionamentos, simples, para Asafe foi somente ter verdadeiramente um encontro com Deus, ele não estava entendendo nada, mas quando entrou no santuário de Deus e sentiu a doce presença Dele, quando ele sentiu todo o peso do amor de Deus, ele finalmente entendeu que quem tinha o maior tesouro era ele. Que Deus permitia aos corruptos e maus conquistarem as coisas para sua própria condenação no dia do juízo final, certamente eles perecerão, mas Asafe foi enchido com uma nova motivação, seu coração se encheu de força, assim ele assume que agiu erroneamente tendo inveja dos maus e reconheceu que o melhor ele já tinha que era estar perto de Deus, proclamando os grandes feitos de Deus. Assim Asafe entendeu que mesmo que o coração dele fraquejasse e a carne quisesse desejar essas coisas mundanas, Deus ia fortalecer ele para poder suportar tudo, pois tudo que ele precisava estava em Deus, não estava nas riquezas mundanas ou em carros ou cavalos, tudo o que ele precisava estava em Deus, ele só tinha que abrir os olhos e enxergar o óbvio que Deus, a presença de Deus era o maior tesouro que ele tinha. Isso que precisamos levar para nossa vida, não podemos ter inveja por que o homem mau prospera ou porque o corrupto prospera o final deles vai ser terrível, devemos voltar nossos olhos para Deus, pois a presença Dele é o nosso maior tesouro, Deus é nosso maior tesouro, por isso devemos adorar sempre a Ele pelo o que Ele é e não pelo que Ele pode fazer, devemos adorar ao Deus da obra e não a obra, devemos render honras e louvores somente a Ele, pois não a tesouro maior do que Deus nas nossas vidas.

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário