terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Qual a Maneira Certa de Adorar e Servir a Deus?


Qual a Maneira Certa de Adorar e Servir a Deus?

Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou. Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar. Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus. Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos. Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ". Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão. Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro. Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair. Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

Romanos 14:1-23

Qual a Maneira Certa de Adorar e Servir a Deus?
No texto de Romanos 14, Paulo nos traz um conselho que ele dá para a igreja em Roma, pelo que se repara pelo texto havia-se uma divisão de como eles deveriam servir a Deus, de como eles deveriam adorar, o que se da a entender que teríamos muitas pessoas estipulando o "jeito certo" de adorar a Deus, muitos criando regras a seu puro prazer e estipulando aos outros como forma correta e santa de se viver o evangelho. Ele começa falando das muitas doutrinas humanas que são impostas, claro essas doutrinas são importantes para o funcionamento da igreja, mas não devem ser levadas como regras absolutas para que se tenha santificação e proximidade com Deus e muito importante se haver doutrina para que se tenha ordem, mas essa ordem não pode te impedir de ter uma certa intimidade com Deus de uma forma única.

Bem levando isso em conta isso tudo, a pergunta que fica é: "Qual o jeito certo de adorar a Deus", "Qual seria o jeito certo de servir a Deus", bem Paulo vai deixar isso bem claro aqui nesse texto, a resposta é que não existe um meio "certo" de servir e adorar a Deus, existem várias maneiras de isso acontecer, sendo essa resposta uma coisa bem pessoal e intima com Deus, veja bem o jeito que você se aproxima de Deus e santifica o nome Dele, vem através da fé e da sua consciência, simplesmente uma coisa que você adquiri com seu relacionamento pessoal com Deus, você determina o que você tem condições de seguir de forma que isso santifique a Deus.

Qual a Maneira Certa de Adorar e Servir a Deus?
Isso é incrível porque se formos vê na Bíblia existe realmente várias maneiras de relacionamento com Deus, todos os personagens bíblicos tem relacionamentos bem diferentes com Deus e jeitos bem diferentes de adorar a Ele, temos como exemplo Abraão o pai da fé, que não viveu sobre a lei, ele não tinha um parâmetro do que seguir, ele não sabia o que agradava ou desagradava a Deus, mas ele tinha fé e por essa fé ele foi justificado, Abraão estipulou um relacionamento só dele e de Deus que foi criado através da fé, temos vários outros personagens Moisés que seguiu fielmente a Lei dada por Deus, Ana que suplicava chorando ano a ano para Deus dá um filho a ela, Daniel que orava três vezes ao dia, Davi que foi um homem segundo o coração de Deus porque toda vez que pecava ele se arrependia e nunca mais voltava a cometer aquele pecado.

Temos vários exemplos de fé e relacionamento com o pai, mas devemos também ter discernimento para saber o que é correto perante Deus, é importante que você compreenda isso para que não cai na libertinagem, nos fomos chamados para liberdade, mas não podemos usar essa liberdade para pecar como está escrito em Gálatas 5.13: " Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor."; é necessário termos um relacionamento com Deus para saber o que fazer que agrade a ele, mas também devemos pensar nos nossos irmãos não fazendo eles pecar, escuta é grava esse conselho que Paulo dá "Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.", entende tudo me é permitido, mas nem tudo convém, não seja pedra de tropeço para a vida dos outros, muita gente se espelha em você então, se o teu irmão tem uma fraqueza em alguma coisa e você não tem essa fraqueza ajude ele não praticando essa fraqueza, porque ele vai ver em você legalidade para pecar.

No final ele termina o conselho enfatizando que esse relacionamento é uma questão de consciência e de fé, tudo aquilo que não provem da fé é pecado e feliz é aquele que não se condena naquilo que aprova. 


Qual a Maneira Certa de Adorar e Servir a Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário