sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Provações e Tentações


Provações e Tentações
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Meus amados irmãos, não se deixem enganar. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

Tiago 1:12-18
Provações e TentaçõesNesse texto Tiago vem nos alertar sobre a diferença de tentação e provações, ele no começo nos fala das provações que vem de Deus e do prêmio que vamos receber depois que formos aprovados nessas provações. As provações são muito importantes para o cristão fortalecer a sua fé, as provações nos fazem confiar no poder de Deus e depender unicamente dele.

Em 2º Corítios 1. 8-9: "Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida. De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos." Paulo aqui torna claro que existe provações que muitas das vezes tiram nossas esperanças, que nos fazem quase desistir, mas no versículo seguinte ele explica o porque dessas provações serem tão necessárias, elas nos fazem depender e confiar somente em Deus e não mais nas nossas forças. Você pode está sentindo que a provação que você está passando vai ganhar de você, mas tem bom animo, quando suas forças acabarem o teu Deus vai mostrar a força Dele e vai lutar a teu favor, basta você depositar toda a sua confiança e fé Nele e para de confiar no homem ou na sua própria força.

Provações e Tentações
Logo em seguida Tiago vai tratar das tentações, bem ele deixa bem claro que as tentações vem do inimigo de nossas almas e ela de maneira nenhuma vem de Deus, pois Deus não tenta, nem é tentado pelo mal, Deus te dá provações para fortalecer sua fé, mas ele não tenta de maneira nenhuma você. O que você tem que entender sobre essas tentações é que você só vai ser tentado por aquilo que você deseja e cobiça, você nunca será tentado por aquilo que não lhe faça seus olhos brilharem, essa é uma armadilha bem astuta do inimigo ele te confronta com os seus maiores desejos.

Provações e TentaçõesMas eu tenho uma boa noticia para vocês até na tentação Deus está contigo e vai lhe dar meio de escapar dessa tentação, em 1º Coríntios 10.13: "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." Paulo nos trás um alento, ele fala que todas as tentações são comuns aos homens, ou seja, você não terá uma tentação que extrapole, que seja espiritualmente insuportável e em todas essas tentações Deus será misericordioso e lhe dará o meio de fugir e suportar elas. 

No final Tiago ressalta que todas as coisas boas vem de Deus, e que somos muito importante para ele e como ele não muda nem se transforma ao longo do tempo, ele é, ele era e ela há de vir.

Em Romanos 8. 28 - 32: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?". Temos a certeza que todas as coisas vão ocorrer para o bem daqueles que amam a Deus, que ele estará na frente e se ele está na frente não existe nada que possa nos parar, porque Ele já nos deu a vitória. 

Provações e Tentações

Nenhum comentário:

Postar um comentário