quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Do que vale a Sabedoria e as Riquezas, se o seu coração não estiver em Deus!!


 riquezas
O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas. Elas eram das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: "Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses". No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas. Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se. À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi. Ele seguiu os postes sagrados, a deusa dos sidônios, e Moloque, o repugnante deus dos amonitas. Dessa forma Salomão fez o que o Senhor reprova; não seguiu completamente o Senhor, como o seu pai Davi. No monte que fica a leste de Jerusalém, Salomão construiu um altar para Camos, o repugnante deus de Moabe, e para Moloque, o repugnante deus dos amonitas. Também fez altares para os deuses de todas as suas outras mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a eles. O Senhor irou-se contra Salomão por ter-se desviado do Senhor, o Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes. Embora ele tivesse proibido Salomão de seguir outros deuses, Salomão não obedeceu à ordem do Senhor. Então o Senhor disse a Salomão: "Já que essa é a sua atitude e você não obedeceu à minha aliança e aos meus decretos, os quais lhe ordenei, certamente lhe tirarei o reino e o darei a um dos seus servos. No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você viver. Eu o tirarei da mão do seu filho. Mas, não tirarei dele o reino inteiro, eu lhe darei uma tribo por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi".

1 Reis 11:1-13
Do que vale a Sabedoria e as Riquezas, se o seu coração não estiver em Deus!!Este capítulo fecha tristemente um brilhante reinado. Ele apresenta o pecado de Salomão por meio de sua união com inúmeras esposas. Salomão mesmo com toda a sua sabedoria que Deus tinha lhe dado, desobedeceu a Deus e pecou. Salomão desobedeceu as ordens dadas por Deus nas leis mosaicas (Deuteronômio 17. 16-17: "Esse rei, porém, não deverá adquirir muitos cavalos, nem fazer o povo voltar ao Egito para conseguir mais cavalos, pois o Senhor lhes disse: "Jamais voltem por este caminho". Ele não deverá tomar para si muitas mulheres; se o fizer, desviará o seu coração. Também não deverá acumular muita prata e muito ouro."), embora os seus pecados não cheguem nem aos pés do grande pecado de Davi, mas ele se afastou de Deus e não se tem nenhuma indicação escrita de que ele tenha se arrependido deles.

Talvez o grande pecado de Salomão não consistisse tanto no abuso do sexo, mas sim no simples desejo de ser considerado grande, já que de acordo com os costumes de uma cone oriental típica, que dizia que "Quanto maior o número de habitantes do harém, maior é o governante", ou seja, Salomão na sua velhice não estava mais se importando em ser segundo o coração de Deus como foi seu pai, ele deixou a soberba falar mais alto e quis provar que ele era o maior rei de todos e acabou abandonando a Deus.

Do que vale a Sabedoria e as Riquezas, se o seu coração não estiver em Deus!!
Salomão fez o que era mau. O pecado particular da idolatria, os pecados generalizados da ganância, amor ao luxo e a opressão do seu povo. Trouxeram graves consequências para ele que perdeu a sua salvação, como para seus filhos, já que Deus castigou a Salomão dividindo o seu reino, mas por amor a Davi o reino não foi todo destruído. Aprendemos por meio de Salomão que não adianta riquezas, sabedoria, o melhor emprego, a melhor faculdade se o seu coração não estiver totalmente voltado para Deus. Essas coisas só lhe faram você perder a sua salvação se você não estiver com o seu coração focado em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário