quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Por que não fazer fofocas?

fofoca
Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.


Tiago 3:2-12

 fofoca
Na hora, a fofoca pode parecer inofensiva - umas poucas palavras sobre um amiga (o), informações que ninguém mais conhecia. Você sentiu-se importante. Todo mundo prestou atenção em você e todos pareciam impressionados. E, então, passam-se alguns dias. A sua amiga (o) fica sabendo que você espalhou os segredos dela. Você fofocou. Ela está furiosa e muito magoada. Você está envergonhado e, por isso, tenta cobrir as suas pegadas com mentiras. Mas é tarde demais. Ela ou ele já sabem. Que confusão.

Em Provérbios 11. 13: "Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo." Somos alertados a não falar muito pois quem muito fala acaba traindo a confidência, e quem merecedor de confiança e aquele que guarda o segredo. Também em Provérbios 16. 28: "O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos". Somos alertados sobre os homens perversos, homens que afastam bons amigos e provocam dissensões, homens que não medem as suas palavras e causam intrigas, que plantam a semente da desavença, sem nenhum pingo de amor com o próximo. Em Provérbios 20:19: "Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais". Somos aconselhados a nos afastar dessas pessoas "venenosas" e ásperas que só trazem mal. 

fofocaTiago diz que sua língua fica fora de controle e causa mal: "a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero." Tiago 3:8. Em outras palavras, a sua boca pode colocar você em grandes dificuldades. As palavras são poderosas como "veneno mortal". Elas podem arruinar o dia de alguém ou mesmo a vida de alguém. Elas também podem salvar a vida de alguém. Elas podem ferir ou elas podem curar. 

Em Tiago 3. 11-12: "Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce." Você verá que o limpo e o sujo (boas palavras e palavras más) não podem sair da mesma pessoa. A língua é um precioso presente de Deus a ser usado para o bem. Use a sua língua como Paulo aconselhou em Efésios 5. 4: "Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças". Use sua língua para dar graças a Deus e não caluniar os outros. Além do mais, quem quer ser conhecido como o maior fofoqueiro da cidade? Tome cuidado com as suas palavras. Use-as bem. Diga a verdade ao invés de mentiras. Diga coisas boas ao invés de coisas ruins.

fofoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário