segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O Quão Importante é o Casamento!?

casamento
Me peguei pensando em casamento não sei porque, mas eu fiquei pensando no quão importante é esse momento, no quão profundo e significante é o casamento, bem o casamento foi criado por Deus para os homens e mulheres não ficarem sozinhos como está escrito em Gênesis 2. 18-24: " Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne".


Casamento
Deus tinha feito Adão e viu que não era bom ele continuar só, então fez ele cair num sono profundo e das costelas dele ele fez a mulher, a ajudadora. Isso me fez pensar que o casamento é uma união onde ambos devem se ajudar, apoiar e se respeitar, assim viveram como um só corpo e é claro o amor deve ser sempre presente, mas é ai que as coisas complicam um pouco, o Amor, esse sentimento tão sublime, bem esse é o alicerce principal do casamento, Paulo em sua primeira carta aos cristãos da igreja de Corinto descreve muito bem o que é o amor, em 1 Coríntios 13. 4-8 ele descreve o que é o amor: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá";

casamentoO que me fez perceber o quão deturbado e banal virou o amor e o casamento e por que de haver tantos divórcios, as pessoas esqueceram de amar, cumprindo o que Jesus falou em Mateus 24. 12: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará". Hoje vivemos numa sociedade muito pior que dos nossos avôs e avós que se casavam muitas vezes por obrigação, hoje se casa por futilidade, por carência, por não saber aguardar o tempo de Deus. Isso me traz uma questão muito legal, o movimento "Eu escolhi esperar" que até mesmo muitos cristãos fazem sarro, mas não compreende o quão importante é esse movimento, o ato de você esperar pela pessoa "certa", orar com ela, até mesmo fazer um namoro de corte são demonstrações de amor tão grande e tão lindas, que eu hoje acredito mesmo do fundo do meu coração que namoro é para casar, e ao meu ver é por essa falta de comprometimento e amor que tem feito casamentos darem errado e acabarem com o divórcio, o que me chama mais a atenção é que o divórcio não foi criado por Deus, mas Moisés deu essa Lei para os homens por causa da dureza do coração deles, assim como confirmou Jesus ao falar com os Fariseus em Mateus 19. 3-9: "Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério".

casamentoO legal desse texto e que Jesus também estipula o que seriá adultério, a pessoa que se separa sem ser pelo próprio adultério, estará em adultério, o que fez o casamento ter um peso muito maior, mas legal dessa passagem também é como os discípulos logo de imediato entenderam o quão pesado é o fardo do casamento e como Jesus responde eles em seguida: "Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

casamento Sim o casamento foi criado para ser para sempre, até que a morte os separe, nessa fala final de Jesus me chamou muito a atenção para Paulo, o que me fez ficar mais fã de Jesus e de Paulo, porque eles colocaram o casamento no seu devido grau de importância, Paulo em 1 Coríntios 7. 8-16: "Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

Paulo fala para os solteiros e viúvas que se possível não se case, por causa de como o povo estava levando o casamento, com adultério, prostituições e divórcio (como também eles teriam mais liberdade para pregar o evangelho), mas se caso eles não aguentassem ficar solteiro eles deveriam se casar, mas teriam que honrar a esposa ou esposo e Paulo também dá concelhos para aqueles que vivem em um casamento de julgo desigual, veja bem até nessa situação Paulo não aconselha o divórcio ele estimula a ficar com esse parceiro (a) para que esta pessoa seja abençoada. 

casamento
De fato o casamento é uma coisa tão importante que atualmente vem perdendo o seu valor, nos como cristãos temos que entender que casamento é para sempre, e é por isso que se deve esperar a pessoa certam a pessoa que Deus determinou para passar o restante da vida ao teu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário