terça-feira, 27 de maio de 2025

Juventude e Experiência: A Força que Move a Igreja!

Sai do Mundão

Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno. 1 João 2. 13b

Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. 1 João 2. 14b

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. 1 Timóteo 4.12

Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Joel 2:28b

Sai do Mundão
Uma das coisas que eu venho observado muito recentemente é quanto a Igreja depende uma juventude forte para avançar (depende mais de Deus, mas vocês me entenderam), a grande força de trabalho voluntário da igreja são os jovens, pode ser na recepção segurando uma plaquinha, ou na multimídia, na salinha infantil, no louvor, você terá a maioria de jovens atuando para um bom funcionamento de culto. Mesmo que muitos se neguem a perceber a juventude é um dos ministérios mais importantes da igreja, eu acredito que seja a grande força que faz a igreja caminhar no seu dia a dia, embora muitos acreditem que essa é uma geração perdida, eu acredito que é uma geração que tenta mudar e melhorar as coisas, o questionamento de algumas tradições é importante para um avanço do Evangelho, trazer novas visões aos mais antigos é necessário para o bom andamento da igreja. A juventude é indispensável para a igreja, quanto mais jovens presentes na igreja mais a igreja avança e multiplica, posso observar que quanto mais juventude, mais multiplicação de pessoas ocorrem na igreja, mais membros vão chegando na igreja de forma direta ou indiretamente. Mais programações ocorrem, congressos, cultos, acampamentos, conferências, cantatas, peças, danças, tudo isso gira em torno da juventude, claro não estou aqui dizendo que os mais antigos não fazem nada, não é o meu objetivo escrevendo esse texto.

Sai do Mundão
Os mais antigos são a força espiritual da igreja, se formos fazer uma analogia os mais antigos são a razão, enquanto os jovens são os instintos (o impulso) da igreja, é importante haver um equilíbrio entre os dois, os mais antigos tem que cooperar com a juventude para um avanço da igreja, isso requer dos mais antigos que escutem a voz da juventude, não desprezar o que a juventude da igreja está falando, aceitar novos conceitos, pontos de vistas e entendimentos, claro que com discernimento eles são a razão, os mais antigos também devem frear a impulsividade da juventude, por isso eu digo equilíbrio saber entender a hora de inovar e a hora de se manter as coisas como estão é necessário. Os mais antigos tem como obrigação orientar essa força que é a juventude, como eu já cansei de ouvir "Essa geração está perdida", mas de quem é a culpa dessa geração está "perdida", quem deveria ter educado e orientado essa geração, criticar o resultado da sua omissão não me parece o mais correto a se fazer, você não acha. Mas ainda dá tempo de transformar essa geração que você pode acreditar estar "perdida" (Eu não acredito nisso, acredito que essa geração vai mudar muitos paradigmas e vai trazer muita gente para Cristo), numa força que nem o maligno pode suportar.

Sai do Mundão
A vocês jovens atitude, como dito nos versículos acima, vocês são fortes, a Palavra (Cristo) está com vocês te dando forças para vencer o maligno, está na hora de profetizar por um mundo melhor, por uma igreja melhor, começar a ter visões de uma igreja mais fortes, ousem, tenham animo, discernimento, estejam sempre prontos para ouvir os mais velhos, tardios para falar, mas quando falarem, falem com autoridade, não deixe que ninguém desprezem vocês por sua juventude (lembrem-se os próprios discípulos eram jovens e tinha muita autoridade), sejam presentes na vida da sua igreja, vocês são a força motora da igreja, caminhem com firmeza e com muita fé, pois Deus quer usar essa geração para coisas grandiosas, tudo vai fluir através de vocês, sejam um exemplo na comunidade de vocês, em vossas escolas e faculdades, no trabalho, irrepreensíveis de qualquer coisa, andem de acordo com a VERDADE e deixem ela te guiar, que vocês iram contemplar a revolução nessa sociedade tão pecaminosa, eu acredito em vocês, eu acredito nessa juventude. A verdadeira força da igreja está na união entre gerações — quando os mais velhos compartilham sua sabedoria, maturidade espiritual e experiência, e os jovens trazem sua energia, criatividade e ousadia. A juventude não é apenas o futuro da igreja, ela é o presente pulsante que sustenta grande parte das ações e movimentações dentro da casa de Deus. Desprezar o potencial dessa geração é ignorar uma das ferramentas mais poderosas que Deus deseja usar para impactar o mundo.

É preciso haver diálogo, respeito mútuo e cooperação entre jovens e anciãos. Enquanto os mais velhos guiam com discernimento, os jovens impulsionam com coragem. Esse equilíbrio é fundamental para que a igreja cresça de forma saudável, relevante e espiritualmente forte. Que os jovens entendam sua responsabilidade e que os mais velhos abracem o papel de mentores com amor. Juntos, eles podem transformar não apenas a igreja, mas toda uma sociedade carente de luz e verdade. Acreditar na juventude é acreditar na continuidade da obra de Deus. Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no "X" (antigo twitter) para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário