quinta-feira, 9 de junho de 2022

O Bom e o Mau Fariseu

Sai do Mundão

Eu sei que quando você ler ou ouve falar de uma pessoa fariseu tem sempre um teor pejorativo para ruim, mas se eu te disser que não é muito bem assim a verdade e se eu te disse ainda mais, você sabia que Jesus era Fariseu, é isso mesmo que você leu, Jesus era fariseu, mas para você entender muito melhor o que é ser fariseu temos que ir à estrutura da sinagoga e dos seus líderes. Nas sinagogas existiam dois partidos o Partido dos Fariseus e o Partido dos Saduceus, eram esses dois partidos que regiam a religiosidade do povo de Israel na época de Jesus, então, vamos a explicação o que é um Fariseu e o que é um Saduceu:

Sai do Mundão
Fariseus:
 Eram
 um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a. C. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d. C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos". Eram uma seita de grande influência em Israel devido ao ensino religioso e político. Aceitavam a Torá escrita e as tradições da Torá oral, na unicidade do Criador, na ressurreição dos mortos, em anjos e demônios, no julgamento futuro e na vinda do rei Messias. Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e ideias do judaísmo rabínico.

Sai do Mundão
Saduceus: Eram uma seita formada por um grupo de judeus que viviam na Judeia durante o período do Segundo Templo, desde o século II a.C. até a destruição do Templo em 70 d. C. A seita foi identificada por Flávio Josefo com a elite social e econômica da Judeia. O grupo cumpria variadas funções políticas, sociais e religiosas, dentre as quais se pode mencionar o sacerdócio e manutenção do Templo. Os saduceus são frequentemente comparados com outras seitas do período, como os fariseus e os essênios. Especula-se que a extinção do grupo ocorreu algum tempo depois da destruição do Templo de Herodes, em Jerusalém, no ano de 70 d. C., sendo que os ananitas possivelmente tiveram algumas raízes na filosofia dos saduceus. Divergiam dos fariseus por não aceitarem a lei oral dos fariseus, que consideravam inovações. Na realidade, parece que a controvérsia entre eles foi uma continuação dessa hostilidade que havia começado no tempo dos Macabeus, entre os helenistas e os pró torá de Moisés. O conflito entre estes dois partidos foi o desastre dos últimos anos da Jerusalém judia.

Sai do Mundão
Como vocês perceberam os fariseus de fato não eram ruins, o único problema deles naquela época era a hipocrisia que eles viviam as suas vidas, colocando fardos pesados nos outros, condenando pesadamente os pecados dos outros enquanto os seus pecados eram amenizados e perdoados, a impressão que passa que eles criaram dois Deus, o para eles bondoso, misericordioso, que é paciente e perdoa os nossos erros e outro Deus para as outras pessoas, um Deus impiedoso e sem paciência que não perdoa o pecado, o grande problema dos fariseus daqueles dias era a sua hipocrisia como diz em Mateus 23 todo, Jesus chamando os fariseus de hipócritas é uma frase que ele cita que eu gostaria de grifar para você entender ("Mateus 23. 2 - 3: 
"Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam."); Jesus deixa claro que o povo deveria ouvir o que os mestres da lei e os fariseus diziam porque era certo, mas não os imitassem por que eles não faziam o que pregavam.

Sai do Mundão
Esses eram os maus fariseus, mas como eu te falei Jesus era fariseu, você pode comprovar pela definição de fariseu que eu já te dei lá em cima e por uma passagem que ele confronta os saduceus e tem a aprovação dos fariseus em sua palavra como você pode ver em Mateus 23. 23 - 46. Assim sendo Jesus se encaixa bem na palavra do façam o que eu digo e façam o que eu faço, diferente dos maus fariseus, assim como Paulo afirma para sermos imitadores do verdadeiro e bom fariseu Jesus e caso seja muito difícil sejamos imitadores dele Paulo que é imitador de Cristo e caso ainda seja muito difícil você deve ser imitador de alguém que se parece com o bom fariseu, fazer o que Cristo prega e faz que foram os jeitos certos de adorar e servir a Deus. (Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. 
1 Coríntios 11:1). Outra informação legal era que Paulo também era do partido dos Fariseus estudou com o melhor professor e mestre da lei da época Gamaliel e tudo que ele estudou só fez sentindo quando ele encontrou o bom fariseu Jesus.

Sai do Mundão
Devemos ter cuidado para não sermos como os maus fariseus colocando um fardo muito pesado nas costas das outras pessoas hoje, condenando massivamente o pecado dos outros e amaciando o nosso pecado, assim Jesus repreende os fariseus a tirarem a trave dos olhos deles antes de tirarem os ciscos no do irmão. E aquela velha desculpa de não julgueis para não seres julgados é uma interpretação bem diferente, na verdade a interpretação certa dessa passagem é não pesem a mão no julgamento do pecado dos outros, para que Deus não pese a mão nos julgamentos dos seus pecados, tanto que a bíblia nos ensina sim a exortar o pecado dos outros como mostra essa passagem em Mateus 18. 15 - 17 (
"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.). Então tenhamos cuidado para não sermos hipócritas como os maus fariseus, mas seguirmos ao bom fariseu. (Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:1-5).

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário