quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Se o Senhor é Deus, sigam-no !!

Sai do Mundão

Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no". O povo, porém, nada respondeu.

1 Reis 18:21

Sai do Mundão
Para começar eu quero situar você dessa palavra, o que estava acontecendo nesse atual momento que Elias proferiu essas palavras. Elias iria enfrentar os 500 profetas de Baal e colocar a prova a idolatria do povo e mostrar a soberania de Deus. Mas para entender porque Elias chegou nesse momento devemos voltar mais no tempo, mais precisamente no fim do reinado de Salomão. Salomão se desvia dos caminhos de Deus e se rende a idolatria ao deus Baal e outros deuses, por causa dos pecados de Salomão Deus anuncia que haveria a separação do povo de Israel, mas por causa do amor de Deus por Davi os descendentes de Davi nunca deixariam o trono e também por causa de Davi isso não iria ocorrer no reinado de Salomão. A separação ocorreu no reinado do filho de Salomão (Roboão), Israel é dividido em Israel do Norte (com 10 tribos e meia) e o Reino de Judá ao Sul (com 1 tribo e meia). Vale ressaltar que ao longo dos anos o Reino de Judá viveu uma gangorra com Deus, uma hora eles estavam próximos de Deus, outra hora eles se afastavam, dependia muito do rei que estava governando essa comunhão do povo com Deus. Já Israel do Norte se corrompeu por inteiro, a partir da separação dos reinos, Israel do Norte se curvou para os deuses idolatras e se afastou por completo de Deus. Acabe foi o pior e mais conhecido rei de Israel do Norte, muito graças a sua mulher (Jezabel).

Sai do Mundão
Acabe embora conhecesse as Leis de Deus vivia esses dois mundos essa dualidade, ele acreditava em Deus, mas também acreditava nos outros deuses, assim como o povo de Israel do Norte também vivia essa dualidade, assim nos chegamos a esse ponto que Elias tem de desafiar o povo a escolher entre Deus e os deuses idolatras, você vê que até descer fogo do céu e consumir o sacrifício ainda havia duvida no coração do povo, o povo só acreditou quando realmente viu o poder de Deus e viu o quão falhos e falsos eram esses outros deuses. Assim o povo admitiu que só o Senhor é Deus, que ver, que fala e que responde, assim eles se renderam para Deus, acontece a morte de Acabe e de Jezabel e Israel do Norte mesmo com o arrependimento não consegue fugir do resultado dos pecados que eles cometeram ao longo do tempo e foram levados cativos pelos Persas muito antes do Reino de Judá ser levado cativo pelo Babilônios. Essa é a primeira perspectiva que eu quero que você entenda dessa passagem, a segunda tem haver com a minha vida pessoal, a minha experiência com Deus, então deixa eu te contar um pouco sobre isso.

Sai do Mundão
Eu nasci, fui criado, cresci e nunca me desvie da igreja, mas com o crescimento a gente vai experimentando novas fases da vida e foi numa dessas novas fases da vida que eu acabei como o povo de Israel do Norte. Eu estudei minha vida quase todo em um colégio só, indo de rota, da escola para casa, sem muitas aventuras, até que eu terminei meu Ensino Fundamental e entrei no Ensino Médio. No Ensino Médio foi que as coisas começaram a mudar, eu comecei a estudar no centro da minha cidade, não ia mais de rota, pegava ônibus normal, comecei em uma nova escola, onde eu vi a necessidade de me enquadrar em uma nova escola, fazer novos amigos e o aluno exemplo que já no 3º Bimestre já estava aprovado (minha mãe era bem rígida com os estudos, agradeço muito a isso), começou a ser expulso da sala de aula, começou a tirar notas baixas e quase repetir o primeiro ano do Ensino Médio, comecei a frequentar resenhas, nada de noitada e clubes de show isso eu nunca fui mesmo, mas uma coisa mais caseira de amigos eu comecei a frequentar (imagina isso para alguém que só frequentava festas da própria família. As únicas festas de 15 anos que eu tinha ido eram das minhas primas, então imagina o cabeçote pirando começando ir para as resenhas).

Sai do Mundão
No segundo ano do Ensino Médio eu mudei de escola novamente e se repetiu quase o mesmo ciclo para tentar me encachar, quase repeti de ano novamente (cheguei a ficar de recuperação especial, tendo que estudar em Janeiro), comecei a falar palavrão e viver uma vida dupla em casa, na igreja e na escola, foi assim também no terceiro ano do Ensino Médio também e foi aí que as coisas começaram a mudar muito e eu senti e ouvi Deus verdadeiramente (acredite, eu fui nascido e criado na igreja, mas esse foi o primeiro momento que eu realmente senti Deus). Vocês sabem como é terceiro ano aquela euforia, 18 anos, hormônios a solta e para comemorar a nossa formatura a minha turma resolveu fazer uma viagem para Búzios, 3 dias num Resort, com festa, bebida liberada e tudo que podia acontecer, bem estilo filme adolescente americano. E eu coloquei na minha mente e no meu coração que eu iria e iria curtir (não iria beber, porque eu nunca gostei mesmo de bebida alcoólica, nunca bebi mesmo), ia perder meu BV (só fui perder com 21 anos, com minha ex-namorada, que foi a primeira e a única pessoa que namorei e beijei) e deixar rolar para vê se ira acontecer algo a mais. E acredite se quiser tudo estava conspirando para isso, minha mãe e meu pai que sempre foram muito protetores me liberaram para poder ir, eu não estava entendendo nada, mas eles concordaram sem muitos problemas.

Sai do Mundão
Então chegou o dia de assinar o contrato com a empresa de turismo que faria a nossa viagem, foi nesse dia que eu tive uma das maiores experiências com Deus da minha vida, eu me lembro cada detalhe, eu sentado no meio para o fundo da sala, o contrato na minha carteira para assinar, e eu só ouvi uma voz que veio lá de dentro da minha alma, uma voz única que eu consegui entender de quem era sem ter nenhuma duvida, era a voz de Deus só me dizendo "Não", só isso, não teve outras palavras, só foi um "Não" que eu consegui entender tudo, eu não fui para essa viagem, só que a mudança é um processo ainda, eu terminei a escola e começaria a faculdade, então nós dois primeiros períodos da faculdade parecia que o ciclo se repetiria, mas em 2016 em especial eu fui convidado para participar do projeto Metanoia Radical e foi aí que a mudança foi completa, em um certo momento vivendo um momento desse projeto, uma coisa estalou na minha mente e eu desabei a chorar e dizer para eu mesmo "fiquei", "eu fiquei", "eu não vou subir" e isso mudou minha vida de uma maneira única. Com essa segunda experiência com Deus, eu pude reconhecer que só o Senhor é Deus e que era nesse caminho que eu queria seguir. Nesse momento foi que eu me converti de verdade (e olha que eu já era batizado desde os 15 anos e só com 19 eu consegui sentir de verdade essa conversão). Dai em diante eu parei com os palavrões e comecei a ler a bíblia toda (nessa brincadeira já li ela toda 8 vezes).

Sai do Mundão
Com isso eu quero que você entenda que não dá para ser um crente Raimundo, um pé na igreja e outro no mundo, Jesus está te chamando para servi-lo de espírito e verdade, não dá para servir dois deuses ao mesmo tempo (Jesus usa isso para falar sobre dinheiro, mas serve para tudo), não dá para fluir água salgada e água doce da mesma fonte, e venhamos e convenhamos no meio termo você já escolheu de que lado está e não é o de Deus. Deus pede para ser o Deus exclusivo da sua vida, ele não quer dividir você com ninguém, então não divida a soberania dele na sua vida, aceite-o de todo o coração, e tome uma decisão, a Bíblia fala que a palavra de Deus é sim, sim, não, não. O evangelho é muito certeiro e decisivo não tem meio termo, ou é ou não é, tenha cuidado para Deus não te vomitar por não ser nem frio e nem quente. Tome uma posição se Deus é Deus da sua vida siga a ele, mas se outras coisas forem os deuses da sua vida que vocês sigam essas coisas, mas não fique se enganando achando que está indo pro céu, mas na verdade está se condenando ao inferno. Tome uma posição.

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário