sábado, 20 de março de 2021

Aprendendo com 1º Samuel

Sai do Mundão

Bom pessoal, continuando essa saga de leituras e resumos de cada livro, vim mais uma vez trazer um resumo para vocês do que eu entendi lendo o livro de 1º Samuel, trazendo o entendimento que Deus me dá sobre esse livro da bíblia, lembrando que meu propósito é trazer um resumo do que eu entendi sobre os assuntos abordados por cada livro da bíblia, então não se perca aí. A autoria de 1º Samuel é incerta, mas o livro foi, provavelmente, extraído em grande parte dos escritos de Samuel. Samuel foi o último juiz de Israel, famoso por uma vida inteira de obediência a Deus. Ainda garoto ele, prontamente, atendeu ao chamado do Senhor. O livro de 1º Samuel cobre o período do nascimento de Samuel até a morte de Saul, aproximadamente cento e quarenta anos. Referências no livro determinam que ele foi escrito entre 931 e 722 a. C.

Sai do Mundão
Samuel se tornou profeta, juiz e sacerdote no moral e conduziu o povo novamente a um tempo de paz e independência. Seus filhos se tornaram juízes, mas, quando eles fracassaram, os israelitas decidiram que precisavam de um rei - "como acontece em outros povos", disse o povo. Eles foram atrás da aparência e comemoram a escolha de Deus pelo alto e forte Saul para ser o primeiro rei de Israel. Ele foi vitorioso e mostrou ser correto durante algum tempo, porém o orgulho e a desobediência o levaram à ruína. O Senhor escolheu o próximo rei e não olhou para sua aparência, mas para o seu coração. Ele fez Samuel ungir o garoto Davi para reinar. Embora esse corajoso adolescente ainda não atuasse como rei, sabia que, se Deus estava com ele, ninguém poderia ficar contra ele. Davi conquistou o apoio e o respeito de seus amigos ao agir com discernimento divino e honestidade. Ele foi fiel no pouco e logo governaria sobre muitos.

Sai do Mundão
A oração de Ana mostra que Deus pode transformar completamente as situações negativas e sem esperança. Ela se alegra porque percebe que sua vida está na mãos de um poderoso Deus que gosta muito de responder orações de seu povo, não importando o quanto seus problemas possam parecer pequenos e insignificantes. Deus não é "mesquinho" e tem poder disponível agora mesmo para transformar as situações desesperadoras de seus filhos. O filhos de Eli, revelam uma situação de perigo. É possível ser criado em um ambiente onde se adora a Deus e rejeitá-lo. Seria como se nos dias de hoje, a família de líderes ou de membros da igreja não apenas rejeitasse a Deus, mas também levasse outras a fracassar. A fé produz obediência; o que praticamos dá prova da nossa fé. Ela não é apenas uma afirmação intelectual. A fé também determina ação, produz obediência e, por meio da submissão, se torna frutífera. Deus odeia desobediência e revolta tanto quanto odeia feitiçaria, porque isso coloca nossa fé em perigo. Ouvir a Palavra de Deus e não praticá-la (obedecer) é o mesmo que rejeitá-lo por completo.

Sai do Mundão
Deus promoveu Samuel de um pequeno ministério durante a infância para torná-lo um profeta de todo o Israel. Ele serviu como sacerdote, profeta e juiz. Samuel foi o último dos juízes de Israel e favoreceu a transição do governo dos juízes para o governo dos reis. O Senhor pode promover qualquer pessoa que dedicar sua vida totalmente a ele por meio da obediência e da submissão. Deus usou Samuel para avisar aos israelitas que, se eles abandonassem os seus caminhos e seguissem os caminhos das outras nações pelo fato de ter um rei para governá-los, esse rei acabaria por explorá-los. Deus deu aos israelitas o rei que eles queriam. O rei tinha a imagem perfeita de um líder político e era alto e bonito. Saul faria muito sucesso na mídia nos dias de hoje, mas assim como muitos líderes políticos da atualidade, ele tinha mais aparência do que conteúdo.

Sai do Mundão
O Espírito Santo não só transformou e capacitou Saul, mas também mudou seu interior num de um homem que Deus pudesse usar para liderar Israel. A condição era que Saul escolhesse se submeter ao Espírito do Senhor continuamente em vez de seguir a sua própria vontade. Deus chamou o seu povo em todas as culturas para que fossem bons cidadãos. Jesus Cristo nos disse para cumprirmos nossos deveres para com o governo terreno. Apesar disso Deus ensina ao seu povo que o poder maior não é o político, mas o espiritual. A salvação e as respostas para a sociedade nunca virão de um messias terreno ou político, mas somente por meio de Jesus Cristo, o Messias. Aos olhos de Deus, a revolta contra os seus mandamentos e a insistência em fazer as coisas do nosso próprio jeito são pecados exatamente iguais ao da feitiçaria. Deus quer que o seu povo tenha um coração obediente e ele não está interessado em gente que apenas demonstra religiosidade e sacrifício. Além disso teimar na desobediência é como adorar falsos deuses.

Sai do Mundão
Deus não se deixa impressionar pela aparência. Ele não escolhe as pessoas porque se "vestem diferente" ou vestem "roupa de grife". Hoje as pessoas usam as roupas, carros, relógios e outros bens materiais para impressionar e buscam uma posição de destaque na sociedade. Deus disse a Samuel para encontrar um novo rei para Israel com base em qualidades interiores. Embora Davi fosse atraente, ele ainda tinha uma aparência imatura e infantil. Já Saul tinha uma "imagem perfeita" e parecia um rei, mas seu coração era falso, e Deus o tirou de sua posição. Se buscarmos a Deus e pedirmos a ele para revelar o que está por trás das aparências, ele nos dará a sua sabedoria, e, então, estaremos aptos a tomar decisões e a fazer julgamentos mais sensatos.

Sai do Mundão
Todos os poderosos guerreiros de Israel estavam aterrorizados com um guerreiro filisteu gigante. Esse gigante ridicularizava os israelitas e insultava o Deus deles. Em resumo, Golias era um guerreiro aterrorizante. No entanto Davi era o campeão de Deus. Como todos os verdadeiros campeões de Deus, Davi sabia que Deus era a fonte da sua força. Dá próxima vez que você sentir vontade de dizer a Deus o tamanho dos seus problemas, tente dizer aos seus problemas o tamanho do seu Deus. A história de Jônatas e Davi é a história de uma linda e pura amizade mostrando como deve se comportar um verdadeiro amigo na hora da necessidade. O Senhor quer que todo o seu povo seja amigo de verdade uns com os outros. Jônatas não deu conselhos mundanos a Davi, nem o apoiou com auto piedade, mas o fortaleceu nos assuntos espirituais e o encorajou a perseverar nos caminhos do Senhor.  

Espero que gostem, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

2 comentários: