Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Símbolos são algo que me preocupam muito na Igreja, pois para se tornar idolatria é dois palitos; não nego que símbolos são importantes para a nossa fé, mas eles só têm uma função, nos fazer lembrar de Cristo, trazer a lembrança a Cristo. O grande símbolo da nossa fé é a cruz, é um símbolo importante para trazermos a lembrança o sacrifício de Cristo, a cruz no mundo antigo era humilhação, mas para nos é a nossa vitória, não pela cruz, mas pela pessoa que foi morta nela; a cruz não tem poder nenhum, a cruz não salva, não perdoa pecados e nem da vida, mas o Cristo que foi morto nela sim; a cruz é só um símbolo para te lembrar de Cristo, ela não pode fazer milagres, só Cristo opera milagres. O povo de Israel tem um momento que vai deixar o símbolo virar idolatria, no deserto Deus manda subir uma cobra no madeiro para curar o povo das picadas de cobra (O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá". Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo. Números 21:8,9), anos depois esse símbolo ganhou um nome e virou um ídolo (Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até àquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Ela era chamada Neustã. 2 Reis 18:4), o que apontava para Cristo se tornou maldição para o povo, assim não devemos deixar que a cruz vire um ídolo.
Outros dois símbolos que recentemente veio me trazendo muita preocupação é a figura do cordeiro e do leão, meu medo é que as pessoas levem essas imagens muito no literal, Jesus não é um cordeiro, Jesus não é um leão, são metáforas para que possamos entender as características de Cristo, para que possamos assimilar os seus atributos, Cristo é o “cordeiro” porque Ele é o sacrifício perfeito; o cordeiro era o sacrifício que tirava o pecado na época da Lei, assim Cristo se faz de sacrifício para tirar o pecado do mundo, por isso a figura do cordeiro. Assim também é a figura do leão, que serve para salientar a majestade de Cristo como Rei, alias isso é muito presente no mundo antigo, Reis se comparando com a soberania do leão (Ex. Rei Ricardo, coração de leão), o leão está muito ligado a realeza, muito por ele ser o “Rei da Selva”, mas também por sua figura imponente. Cristo herda as características do leão para demonstrar sua realeza, Ele não é um leão (Ele não é Aslan, embora a analogia seja perfeita), mas o único jeito que o povo daquela época entenderia a imagem real de Jesus. (Alias até o Diabo é associado ao leão, mas a parte ruim da figura do leão; sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pedro 5:8).
Esse texto é para ser levado como um aviso para não cairmos no pecado da idolatria, cuidado com a imagem que vocês têm de Deus, pode ser que não seja Deus, mas um bezerro de ouro que você inventou, não conseguimos entender e nem saber quem é Deus por completo, não conseguimos ver Deus por completo, o povo de Israel fez no deserto a imagem do bezerro, era o povo tentando descrever Deus dentro da sua capacidade e das suas necessidades, eles tentaram criar uma imagem daquilo que eles achavam que era Deus, dentro do que eles entendiam como divindade que era associados a animais naquela época, o bezerro tinha um significado que tomou o lugar de Deus, o bezerro era um símbolo que tomou o lugar de Deus. Por isso eu digo muito cuidado com o Deus que você está pregando, será que é mesmo Deus ou só uma imagem que você tem de Deus. Jó afirma que todas as coisas são somente a borda de suas obras e a fala dele é um suave sussurro, então como podemos caracterizar com certeza esse Deus, não sabemos nem o nome certo dele, só precisamos saber que Ele é o que é. (E isso tudo é apenas a borda das suas obras! Um suave sussurro é o que ouvimos dele. Mas quem poderá compreender o trovão do seu poder?". Jó 26:14).
Espero que esse texto possa trazer uma reflexão dos símbolos que você leva no seu peito, ou na sua camisa, os símbolos devem apontar para Cristo, serem ferramentas de Cristo e não serem o centro, Cristo é o centro, cuidado com as imagens que você projeta de Deus, cuidado com as sombras que você projeta de Deus, Ele é muito maior do que você imagina. Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, quem puder ajudar o livro do blogger está disponível para comprar na Amazon no formato de Kindle clique aqui para adquirir ele e me dá essa mora aí, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no "X" (antigo twitter) para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.
.jpg)
.jpg)

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário