sábado, 8 de novembro de 2025

Deus Não Quer o Seu Dinheiro, Quer o Seu Coração

Sai do Mundão

Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.
Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus".

Atos 5:1-4

Sai do Mundão
Essa passagem resume bem todo o conceito de dízimos e ofertas, resume o que Paulo vai falar na sua segunda carta para os Coríntios sobre ofertas
(Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:7), que devemos oferta de coração, que não devemos olhar para o valor, mas sim para a intenção, para a intenção do seu coração. É bom reparar que no final do capítulo anterior a este Lucas cita outra venda de terreno dessas vez feita por José de Chipre que depois se passaria a chamar Barnabé, mas diferente de Ananias e Safira, Barnabé entrega tudo a Pedro como oferta a Igreja de Cristo (Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos. Atos 4:34-37). O problema no caso de Ananias e Safira não é nem o valor que eles iriam dar de oferta, mas a mentira que eles cometeram contra Deus.

Sai do Mundão
Eles poderiam muito bem ter chego para Pedro e terem contado a verdade que tinham vendido o terreno por tal valor e só iriam dá esse valor menor, não teria problema eles ficarem com parte do dinheiro, o terreno pertencia a eles e dinheiro pertencia a eles, Pedro não havia pedido nada, quem ofertava, ofertava com pura liberdade e sem obrigação, davam porque queriam abençoar o reino, então não havia motivos para a mentira. Isso resume tudo o que é dízimos e ofertas, Deus não está preocupado com o valor, porque Ele é o dono de todo ouro e prata, de toda a riqueza, então não é o valor do seu dízimo e da sua oferta que faz o coração Dele se inclinar para você e abrir o céu de bênçãos como Ele prometeu em Malaquias, não, para Deus importa a sua intenção, Deus está preocupado com o seu coração, com o que você está intencionado a fazer, isso nós leva a entender as palavras de Jesus sobre servir a dois senhores Ele ou Mamon o Deus do dinheiro (
Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Mateus 6:24), a pergunta que fica é a que Deus você serve a Mamon ou a Deus.

Sai do Mundão
Dízimos e ofertas ao longo da Bíblia toda foi sobre em que você está alicerçando a sua fé, como na passagem da viúva e as 2 moedas, ela entrega o seu tudo para Deus, enquanto os outros entregavam o que a Lei pedia, mas entregavam as suas sobras, entenderam, Jesus já mostra nessa passagem o principio primordial dos dízimos e ofertas "A Intenção", "A obediência" e "A confiança" em Deus, a viúva entrega seu tudo confiando que Deus iria lhe sustentar, enquanto os outros confiavam no dinheiro, por isso foi ela a que deu mais, pois ela entregou o seu coração (
Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver". Marcos 12:41-44). Onde está alicerçado a sua fé se é no dinheiro que te supre ou se é no teu Deus que te sustenta.

Sai do Mundão
Dízimos e ofertas se resume em que o seu coração está inclinado, se o teu coração está voltado para Deus ou para o dinheiro, Deus não está preocupado com obrigações, Ele está preocupado com obediência, foi assim com o rei Saul quando Deus dá uma ordem e ele não cumpre a ordem, aí ele tenta fazer sacrifícios para Deus, aí o profeta Samuel é categórico a responder, Deus não que quer sacrifícios quer obediência, Deus não quer seu dinheiro, Ele quer a sua obediência o seu coração, isso é tudo que Ele deseja (
Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22). Então todas as vezes que você for dizimar e oferta, você possa fazer isso com alegria e voluntariamente não por obrigação,(Receberam de Moisés todas as ofertas que os israelitas tinham trazido para a obra de construção do santuário. E o povo continuava a trazer voluntariamente ofertas, manhã após manhã. Êxodo 36:3), não porque é uma obrigação Bíblica, mas com vontade, dizimar entendendo que não é o valor que você entrega que é importante, que está honrando a Deus, mas sim o seu coração que está inclinado para Ele, você está falando para Ele que não importa o dinheiro que você recebe, que não é o dinheiro, nem seu trabalho que te sustenta, mas sim o seu Deus.

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, quem puder ajudar o livro do blogger está disponível para comprar na Amazon no formato de Kindle clique aqui para adquirir ele e me dá essa mora aí, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no "X" (antigo twitter) para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário