quinta-feira, 31 de março de 2022

Jejum não é Barganha!

Sai do Mundão

Eu já estava querendo escrever esse texto já a bastante tempo, mas a procrastinação não me deixava escrever até agora, então eu queria falar um pouco sobre jejum e como a gente tem uma visão errônea do jejum bíblico, bem acho que é válido falar como hoje o jejum é uma espécie de barganha com Deus, esperamos que Deus cumpra os nossos desejos mediante a nossa renúncia de alimentos ou outras coisas. 
Jejum não é feito para barganharmos sonhos e propósitos com Deus, Jejum é feito para santificação para que possamos viver os milagres e maravilhas de Deus, não para que ele atenda aos nossos desejos como se ele fosse um gênio da lâmpada que tem que fazer o que a gente deseja só por causa do nosso jejum. Jejum é unicamente para santificação do nosso ser para que possamos viver tudo aquilo que Deus tem para nós, não para ele atender desejos, mas que para a gente possa viver as coisas sobrenaturais de Deus.

Sai do Mundão
Ao longo da Bíblia você vê o povo de Deus se preparar para os milagres de Deus através do jejum, logo depois do jejum a gloria de Deus descia e coisas maravilhosas aconteciam, mas essas coisas não vinham a ocorrer por causa do jejum, mas o jejum era uma forma de se preparar e estar santificado para poder viver esses momentos e milagres, o jejum nos santifica e nos fortalece, é por meio dele que conseguimos expulsar demônios e fazer milagres, ele é ferramenta fundamental para que sua oração tenha poder junto com o nome de Jesus. Ao longo da Bíblia somos alertados como é a forma correta de fazer o jejum, acredito que hoje em dia você já tenha ouvido vários nomes para vários tipos de jejum (vou falar aqui os mais conhecidos que são o Jejum de Daniel no qual você só pode comer legumes e verduras, temos o jejum intermitente no qual você fica um período de horas sem se alimentar por exemplo um jejum de 6 h ou 12h, jejum de refrigerante que esse você consegue fazer por dias ou meses, jejum de chocolate, café, TV e etc). Como podemos notar atualmente temos várias opções de jejum mas o proposito para todos esses jejuns tem que ser o mesmo santificação, purificação e maior comunhão e proximidade com Deus nunca por barganha e nunca devemos mostrar ou anunciar pros quatro ventos que estamos de jejum, não porque seja uma coisa mística, mas Jesus nos orienta a isso, pois contar ou aparentar uma cara de abatido nós faria querer aparecer para o outro e isso faria você perder o sentido total do jejum. Pois você só estaria buscando fazer o jejum para ser notado ou aparentar uma santidade e não para sua maior comunhão com Deus.
("Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará". Mateus 6:16-18).

O profeta Zacarias nos alerta também sobre o jejum em seu livro e como os sacerdotes estavam usando o jejum de forma errônea somente para aparentarem serem santos. (No quarto ano do reinado do rei Dario, a palavra do Senhor veio a Zacarias, no quarto dia do nono mês, o mês de quisleu. Foi quando o povo de Betel enviou Sarezer e Régen-Meleque com seus homens, para suplicarem ao Senhor perguntando aos sacerdotes do templo do Senhor dos Exércitos e aos profetas: "Devemos lamentar e jejuar no quinto mês, como já faz tantos anos que estamos fazendo? " Então o Senhor dos Exércitos me falou: "Pergunte a todo o povo e aos sacerdotes: Quando vocês jejuaram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram? E quando comiam e bebiam, não era para vocês mesmos que o faziam? Não são essas as palavras do Senhor proclamadas pelos antigos profetas quando Jerusalém e as cidades ao seu redor estavam em paz e prosperavam, e o Neguebe e a Sefelá eram habitados? " Zacarias 7:1-7) Zacarias tinha uma palavra de correção da parte de Deus para os sacerdotes e para o povo que estavam brincando de religião e que não estavam obedecendo de verdade à Palavra de Deus. Os sacerdotes jejuavam e fingiam ser santos, mas não obedeciam a Deus. Zacarias os fez lembrar que o mais importante é aquilo que está por trás do jejum, ou seja, a motivação e a atitude. Deus percebe o fingimento e exige obediência. Deus quer te fazer lembrar o que tem por trás do jejum que vai muito além dele conceder desejos, o jejum é um meio de comunhão e dependência para com Deus, onde dizemos que não dependemos de comida, bebida e outras coisas, mas dependemos de toda a palavra que sai da boca Dele.

Sai do Mundão
Jejum é santificação, é comunhão, é dependência, é abrir mão dos seus desejos para que você diminua e Deus cresça dentro de você, o jejum não vai trazer o milagre, mas vai permitir que você viva e veja o milagre. Eu espero realmente que você possa se alertar e tomar isso como aviso, jejum não serve para fazer Deus cumprir uma promessa com você, não serve para fazer Deus realizar seus sonhos ou desejos, jejum serve para você estar preparado espiritualmente, santificado e com comunhão com o Pai para viver as promessas de Deus, para viver os sonhos e desejos de Deus. Jejum não tem nada de barganha, mas de santificação para podermos viver o sobrenatural de Deus, somente quando você entender isso, você estará de fato realizando o jejum verdadeiro e genuíno que Cristo ensinou sem fingimento e sem buscar aprovação das pessoas. Jejum é algo pessoal e secreto entre você e Deus, ninguém tem que saber que você está de jejum, faça em secreto que Deus vai te honrar no público pode ficar tranquilo. Somente pare de barganhar no jejum e faça o jejum para a sua santificação e comunhão com Deus, assim você estará preparado para ver os milagres de Deus na sua vida e coisas além do que você tem barganhado irão acontecer, pois os planos de Deus são melhores que os nossos e os sonhos Dele são muito melhores que os nossos, se santifique para viver isso tudo.

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11. 

Sai do Mundão


Nenhum comentário:

Postar um comentário