sexta-feira, 18 de junho de 2021

Aprendendo com Ezequiel

Sai do Mundão

Bom pessoal, continuando essa saga de leituras e resumos de cada livro da Bíblia, vim mais uma vez trazer um resumo para vocês do que eu entendi lendo o livro de Ezequiel, trazendo o entendimento que Deus me dá sobre esse livro da bíblia, lembrando que meu propósito é trazer um resumo do que eu entendi sobre os assuntos abordados por cada livro da bíblia, então não se perca aí. O autor se identifica como Ezequiel, uma pessoa preparada desde a sua juventude para ser sacerdote e  que esteve entre os judeus que foram levados para o cativeiro na Babilônia em 597 a. C. Em seu quinto ano de exílio Ezequiel teve da parte de Deus uma visão e um chamado para servir como profeta no meio do seu povo. Seu ministério profético durou mais de vinte anos e, de acordo com a tradição, ele foi morto por seus companheiros de exílio, por haver se oposto enfaticamente à sua idolatria. O livro de Ezequiel foi escrito durante os dias do ministério de Ezequiel, por volta de 593 - 573 a. C.

Sai do Mundão
A mensagem de Ezequiel foi dirigida aos seus companheiros de exílio judeus, mantidos na babilônia como uma punição de Deus por causa do pecado e da idolatria do povo. Seu ministério foi inspirado por visões inacreditáveis e por palavras que recebeu com frequência da parte do Senhor; ele usou muitos símbolos e alegorias ao longo de seu livro para ilustrar as revelações divinas que havia recebido. Os capítulos 1 - 24 contêm profecias entregues antes da conquista e da destruição de Jerusalém. A mensagem principal de Ezequiel era semelhante à de Jeremias: o povo de Israel devia se arrepender e voltar para Deus ou seria destruído. Ele recapitula as coisas detestáveis que os israelitas cometeram diante de Deus e afirma que isso era a razão da necessidade de julgamento divino e da destruição de Jerusalém. Os capítulos 25 - 32 contêm profecias acerca do julgamento contra as nações vizinhas de Israel - os povos não judeus. Eles receberam a notícia da queda de Jerusalém como uma vitória sobre o povo de Deus, e Deus queria mostrar que isso não era bem assim. Em sua destruição, eles iriam aprender que Deus é o Senhor. Os dezesseis capítulos finais de Ezequiel estão repletos de uma grande esperança, pois eles descrevem e profetizam o novo Israel e as novas condições para uma adoração e para um relacionamento restaurados com Deus. Seguindo o padrão profético, a mensagem de Ezequiel combina julgamento e esperança. Ele enfatiza que as escolhas individuais dos judeus levaria, necessariamente, para a liberação da graça divina necessária para o renascimento da nação. Ezequiel também nos assegura que Deus, com certeza, triunfará na história. Pode parecer num primeiro momento, que seus inimigos são vitoriosos, mas o julgamento futuro definitivamente destruirá todos os que se opõem a ele.

Sai do Mundão
Quando Deus visita o seu povo, isso pode ser algo maravilhoso e sobrenatural para aqueles que não compreendem quem Deus é, que eles têm de dar algum outro tipo de explicação para esses acontecimentos. Em qualquer ministério, o ministro, o professor ou o profeta deve se alimentar da Palavra de Deus deve, primeiro, atingir o âmago do mensageiro de Deus antes que ele esteja habilitado a anunciar a sua mensagem e ministrar às pessoas. A força do Espírito apresentada por Ezequiel é um chamado para que nós sejamos libertos para adorar a Deus e nos tornemos tudo que ele planejou para nós. Um ministério verdadeiro sempre abre as portas de seus recursos em favor dos necessitados. O Cristianismo e a vida de cada crente individualmente podem também ser tão mortos quanto eram os ossos secos da visão de Ezequiel, se não tiver em si o renovado sopro do Espírito para lhe trazer vida. 
Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.  

2 comentários:

  1. Mensagem maravilhosa,com certeza Ezequiel foi um homem inspirado por Deus, assim como vc.

    ResponderExcluir