Bom pessoal, continuando essa saga de leituras e resumos de cada livro, vim mais uma vez trazer um resumo para vocês do que eu entendi lendo o livro de Rute, trazendo o entendimento que Deus me dá sobre esse livro da bíblia, lembrando que meu propósito é trazer um resumo do que eu entendi sobre os assuntos abordados por cada livro da bíblia, então não se perca aí. O escritor de Rute é desconhecido, mas a tradição judaica afirma ter sido Samuel. Embora os fatos contidos no livro de Rute tenham ocorrido durante o período dos juízes, a própria história revela que o escritor viveu após esses fatos. Tudo isso, combinado com a linguagem e os costumes presentes no livro, o situem entre 1050 e 500 a. C.
O livro de Rute é o maravilhoso relato de um drama da vida real, cheio de amargura, aventura e romance. Uma empregada pobre e viúva, desprezada por ser "diferente", trabalha dedicadamente num campo quente e empoeirado para sustentar sua sogra já idosa. O rico proprietário da terra, atraído por seus gestos graciosos, a ajuda, mas sem demonstrar o que sente por ela. Mas espere um pouco! Acabam descobrindo que ele é parente dela e que, por lei, podia comprar de volta tudo o que ela e sua sogra haviam perdido e se casar com a jovem empregada. Mas ele estaria disposto a fazer isso? E, se estivesse, será que Rute toparia esse acordo? Por meio dessa fascinante história, surgem três propósitos principais para ela ter sido incluída nas Escrituras. Primeiro, essa história demonstrar o amor de Deus sem preconceitos por todas as raças ao incluir uma não judia na linhagem da família do Messias. Segundo, ela mostra o valor da família, da amizade e da dedicação. O leal compromisso de Rute com Noemi, a sua fidelidade com Deus e a sua responsabilidade colocaram o plano de Deus em ação. E, finalmente, a história de Rute tipifica de uma forma linda o pagamento total de Cristo por nós com a amorosa salvação de Rute (como sendo a humanidade) realizada por Boaz (como a figura de Cristo).
Rute é um livro cheios de princípios sobre relacionamentos corretos e espirituais. Como sua principal característica, a jovem Rute é um grande exemplo de alguém que deu enorme valor aos relacionamentos pessoais. Em seu relacionamento com Noemi, ela demonstrou lealdade, disposição para servir, cuidado e integridade moral. Não culpe a Deus por coisas ruins estarem acontecendo. Não é Deus que mata, rouba e destrói. Situações adversas resultam da queda do ser humano e do poder do pecado. Não é o Senhor quem está contra nós. Deus nunca nos ataca ou envia doenças, enfermidades ou destruição. Podem existir várias razões para tudo isso mas Deus e nosso Pai e não nosso inimigo. Culpar a Deus ou sugerir que ele seja a fonte da dor, do sofrimento e da destruição demonstra desconhecimento da Palavra de Deus. Ele é o nosso Salvador e o nosso Auxiliador e não o nosso destruidor.
O "parente-redentor" era aquele que quitava o débito, comprava de volta o parente e libertava. Boaz se tornou o "parente-redentor" de Rute. E como tal, ele foi modelo daquilo que Jesus Cristo faria por seu povo. A atitude de Boaz tornou possível a restauração de Rute. E, embora ela não pertencesse à família de Deus por ser estrangeira, por meio do seu casamento com Boaz ela pôde receber as bênçãos de Israel e se tornou um antepassado de Davi e de Cristo. Jesus Cristo se tornou o nosso "parente-redentor" quando se fez um ser humano. Cristo estava disposto a se identificar com a família humana, exatamente como Boaz assumiu suas obrigações com sua família. Boaz estava disposto a pagar o preço da libertação de Rute, e Jesus Cristo fez o pagamento total da nossa salvação. A história de Boaz e Rute retrata como Jesus Cristo irá casar com sua Noiva, a Igreja.
Espero que gostem, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário