Bom pessoal, continuando essa saga de leituras e resumos de cada livro, vim mais uma vez trazer um resumo para vocês do que eu entendi lendo o livro de Juízes, trazendo o entendimento que Deus me dá sobre esse livro da bíblia, lembrando que meu propósito é trazer um resumo do que eu entendi sobre os assuntos abordados por cada livro da bíblia, então não se perca aí. Não se sabe ao certo quem foi o autor do livro de Juízes, mas a tradição judaica atribui sua autoria a Samuel. Ele foi a "ponte" do Senhor entre a época de juízes e dos reis em Israel e também ficou como escritor. Os fatos narrados no livro de Juízes indicam que ele foi escrito entre 1050 e 1000 a. C.
O livro de Juízes registra o período após a posse da Terra Prometida pelos israelitas. Eles estavam sem um líder principal e ainda não havia rei em Israel. Durante mais de trezentos anos, os israelitas fizeram o que bem queriam. Eles quebravam a aliança com Deus, se aproximavam de povos não judeus, se casavam com eles e adoravam os seus deuses. Depois, eram conquistados por nações perversas e, por meio do sofrimento, reconheciam suas tolices e se arrependiam diante de Deus. Então ele os perdoavam misericordiosamente e colocava um líder justo ou um juiz para levá-los de novo à liberdade. Esse ciclo de paz, pecado, escravidão, arrependimento e libertação ocorreu repetida vezes, por isso Deus estabeleceu doze juízes ao todo. O livro de Juízes revela a natureza perdida e perversa do ser humano e a sua necessidade de ter um líder. Mostra também a misericórdia e a paciência de Deus em enviar um salvador todas as vezes que os israelitas se afastavam de seus maus caminhos e se arrependiam. Juízes é como uma seta no tempo, apontando na direção do plano de Deus para o último Libertador, o Salvador definitivo, que ouviria o pedido de socorro dos corações arrependidos e traria libertação do sofrimento resultante da escolha do pecado. Ela já veio, e seu nome é Jesus.
Deus observa o que seu povo faz, mesmo quando o seu povo se esquece de Deus. Tudo que uma pessoa faz é visto por Deus. Quando desobedecemos a Deus e pecamos contra ele, temos que responder por essas ações. Na história, Deus, com frequência envia líderes para ajudar o seu povo. No entanto, como no caso de Juízes, quando um líder morre, é muito comum o povo se afastar de Deus. Mas não é da vontade de Deus que isso aconteça; ele quer que o seu povo lhe obedeça, mesmo após a partida do líder. O Senhor pode constantemente castigar a desobediência do seu povo, mas, uma vez aprendida a lição, ele renova a bênção e restaura sua aliança de relacionamento com ele. A bíblia mostra claramente, que as mulheres são chamadas por Deus, usadas por ele e que podem ser colocadas por ele em posições de liderança. Deus criou cada mulher com um propósito e um destino diferente. Está claro que Deus usa mulheres tanto em posições de liderança, como para obter vitórias militares. E, embora Deus tenha dado diferentes papéis a homens e mulheres, isso não significa que um sexo seja superior ao outro. O papel da mulher no mundo nunca será inferior ao do homem, mas é diferente.
Juízes destaca a necessidade de confiarmos na presença de Deus e nos recursos divinos e não em nós mesmos. Até mesmo aqueles talentos e habilidades que trazemos conosco ao nascermos estão corrompidos pelo pecado e devem ser renovados pelo Espírito Santo para que frutifiquem para Deus. Algumas pessoas mantêm Deus à distância. Eles sabem da sua existência, mas, pessoalmente, não o conhecem muito bem. Quando passam a conhecer a Deus de forma pessoal, descobrem o quanto ele é amoroso e bondoso. Hoje os cristãos têm o direito de pedir a Deus que confirme a sua vontade para ele e lhe pedir um sinal. Entretanto, nós temos a Palavra, e Deus, na maioria das vezes, nos guiará por meio dela. Ele nunca nos orientará a fazer algo que seja contrário à sua Palavra. Deus não está interessado em quantidade, mas em qualidade e ele procura homens e mulheres obedientes para realizarem os seus propósitos. O Senhor não precisa de um grande número de soldados para executar seus propósitos, ele apenas precisa de pessoas que se coloquem em posição de total obediência a ele.
Ao ouvirmos a palavra "humildade", com frequência pensamos numa frágil atitude de auto humilhação, quando, na verdade, ela é a corajosa confiança num Deus fiel. Juízes enfatiza essa verdade mostrando que a humildade é o reconhecimento de que qualquer ato bom ou justo que pratiquemos é resultante da ação de Deus em nós e por meio de nós. Sempre que o povo de Deus adorava outros deuses que não seja o único e verdadeiro Deus, os problemas começam a se acumular. A bíblia nos ensina que nós servimos ao único Deus vivo do universo, um Deus de compaixão e amor que nos conhece pessoalmente. Embora ele tenha de castigar nossos pecados, ele não faz de maneira fria e distante. Deus se entristece quando tem de permitir que uma destruição ocorra.
O segredo da força de Sansão era sua sua consagração ao Senhor, que era simbolizada por seus cabelos compridos, e essa força vinha da capacitação sobrenatural do Espírito do Senhor. Existem coisas mortas na vida dos crentes que Deus não quer que toquemos porque ela nos tornarão espiritualmente impuros. Tocar em coisas mortas traz morte espiritual para nossa vida. Uma "coisa morta" pode ser uma atitude ou um padrão de comportamento que desagrada a Deus, pois produz morte e não vida. Quanto mais distante dos caminhos de Deus a pessoa está, mais aumentam a imoralidade, a perversão e a violência. Além da natureza pecadora do ser humano, a raiz do problema está resumida no último versículo de Juízes: "Cada um fazia o que bem queria". A bíblia nos ensina que as sociedades em que isso acontece estão caminhando para sua própria destruição. No mundo de hoje, vemos o crescimento da maldade em geral porque homens e mulheres não mais creem nas leis de Deus e estão simplesmente fazendo o que sentem vontade. Deus diz que esse estilo de vida e de atitude não funciona.
Espero que gostem, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário