segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

O Bezerro de Ouro

Sai do mundão

O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu". Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim". Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito! "Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: "Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor". Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.

Êxodo 32:1-6

Sai do Mundão
Eu queria muito falar sobre essa passagem que vem me incomodando já vem algum tempo eu já cheguei a falar sobre ela em um culto domestico aqui na minha família, mas ainda fiquei muito mexido em me aprofundar sobre o tema e queimava dentro de mim escrever sobre isso (e quando eu queimo desse jeito, só passa quando eu escrevo ou compartilho com mais pessoas), mas o que me chama a atenção nesse texto é a falta de conhecimento do povo para saber quem era Deus. E o fato que me espanta muito mais e que isso continua ainda nos dias de hoje. A principio você pode falar mas o que isso tem haver com conhecimento com quem era Deus, simples o bezerro de ouro foi feito como uma imagem errônea de Deus, os hebreus em nenhum momento estavam pensando em fazer imagem de Baal ou Aserá, eles estavam erroneamente tentando criar uma imagem para Deus através do próprio entendimento deles. Isso fica muito claro quando Arão declara "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!".

Sai do Mundão
E isso ficou martelando a minha mente será que nos dias atuais na nossa mente a gente não tem criado um bezerro de ouro na nossa mente, pensa assim comigo existe milhares de pessoas indo adorar ao mesmo Deus, um Deus que não temos a capacidade de entender por completo, será mesmo que todos estão adorando o mesmo Deus ou inventaram um "Deus" que se encaixava nas suas necessidades, pois foi isso que o povo hebreu fez no deserto a imagem do bezerro era o povo tentando descrever Deus dentro da sua capacidade e das suas necessidades. Por isso eu digo muito cuidado com o Deus que você está pregando, será que é mesmo Deus ou só um julgamento seu que você coloca como se fosse de Deus. Deixa eu exemplificar nós sabemos que Deus é amor certo, está escrito nas escrituras certo, mas qual amor você está usando para falar que é o amor de Deus, você está medindo os outros através da sua ideia de o que amor? Entende você automaticamente criou um parâmetro de amor baseado na sua experiência do que é o amor, já parou para perceber que o amor de Deus é muito maior que isso. E você pode levar essa percepção para outras áreas (ex.: perdão, misericórdia, etc.), talvez você esteja criando um critério para Deus julgar as outras pessoas baseado em você, um critério que é duro para as outras pessoas e muito leve para você.

Sai do Mundão
O que eu quero alertar é cuidado com a imagem que vocês tem de Deus, pode ser que não seja Deus, mas um bezerro de ouro que você inventou, não conseguimos entender e nem saber quem é Deus por completo, não conseguimos ver Deus por completo, em Jó 26, Jó começa a descrever algumas coisas maravilhosas que Deus fez e o seu poder mas o que mais chama a atenção é o final ele termina essa passagem dizendo "E isso tudo é apenas a borda das suas obras! Um suave sussurro é o que ouvimos dele. Mas quem poderá compreender o trovão do seu poder?" Jó 26:14. Jó afirma que todas as coisas são somente a borda de suas obras e a fala dele é um suave sussurro, então como podemos caracterizar com certeza esse Deus, Deus que não sabemos nem o nome certo, para ele só precisamos saber que Ele é o que é. Isso se potencializa mais ainda com uma geração analfabeta bíblica, aí sim damos margens para se criar várias imagens de Deus.

Sai do Mundão
Então você me pergunta como evitar isso, como podemos tentar diminuir essa criação de bezerros, simples, Jesus nos ensina em João 14: 7-9 ("Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta". Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?". Só podemos conhecer sobre o pai conhecendo o filho mas quem é o filho simples João 1, na tradução vai dizer que é o verbo que em português cabe muito bem visto que na nossa língua o verbo pode ser flexionado em vários tempos sendo os mais famosos, pretérito (passado), presente e futuro, mas eu me atento a palavra grega logos que quer dizer palavra, Jesus é a palavra de Deus, então como você consegue saber quem é Jesus lendo suas escrituras e através das revelações que vem através dela, assim você conhece a palavra e conhecendo a palavra, você consegue conhecer a Deus. Entende somente deixando de ser analfabetos bíblicos poderemos ter uma ideia básica de quem  é Deus e de suas maneiras de julgar e amar. Este é o meu alerta cuidado com o bezerro de ouro que você pode está produzindo em sua mente pensando que é a imagem certa de Deus, se aprofunde nas escrituras e fique certo que não temos a capacidade de entender 100% esse Deus, Ele é muito grande para caber na nossa minúscula mente.

Espero que gostem, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário