sábado, 27 de abril de 2024

Uma Jornada de Maturidade Cristã

Sai do Mundão

De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. 

Hebreus 5. 12-14.

Sai do Mundão
Eu venho trazendo recentemente os temas do ano da minha igreja, já fiz um texto sobre o último tema que se eu não me engano era Romper em Fé, foi o primeiro texto do ano passado, o de ano novo, esse ano eu demorei um pouco pois estava tentando assimilar bem o tema atual que é Maturidade, não quero parecer superficial nesse meu texto, você provavelmente sabe o que é ser maduro e tudo mais, mas é uma questão muito importante para vida cristã. O que diferencia uma pessoa madura de outra nem tão madura (você pode falar que são suas atitudes, bem isso é verdade, mas essas atitudes são construídas através de experiência, vivenciar um problema ou situação e amadurecer com ele), a experiência de vida é que determina se somos maduros ou não, já nossas experiências de fé, com Cristo determina nossa maturidade como Cristão.

Sai do Mundão
Segundo o dicionário a Maturidade é o estado de desenvolvimento mental, emocional e comportamental de uma pessoa, no qual ela demonstra um nível avançado de compreensão, autodisciplina, responsabilidade e capacidade de lidar com situações complexas de maneira equilibrada e sensata. Para ser mais específico ela chega no ápice do seu desenvolvimento, esse momento ocorre geralmente na idade adulta, antes da velhice. Na bíblia podemos entender maturidade também como o ápice do nosso desenvolvimento cristão, quando saímos de uma vida cristã monótono e criamos uma intimidade maior com Deus, vivendo experiências únicas e novas todos os dias, ser maduro é viver experiências diversas com Deus e ser moldado por ele através de todas elas.
Na carta de Hebreus temos uma exortação do autor aos seus leitores, ele mostra como aquele povo embora já tivessem muitos anos de evangelho ainda eram imaturos e não avançavam no seu relacionamento com Deus, fica bem claro nas palavras do autor como o povo embora já tivesse vários anos seguindo a Cristo tinham poucas experiências com o mesmo, assim eram incapazes de discernir o que é bom ou mal. Pode não parecer, mas, as suas escolhas erradas te moldaram para você ter a maturidade que você tem hoje, o ser humano tem um jeito único de se desenvolver que é através de tentativa e erro, assim vamos ajustando a rota de acordo com a nossa experiência.

Sai do Mundão
Maturidade só é constituída através de experiências sendo elas boas ou ruins, pense comigo José o Governador do Egito só conseguiu esse posto através de suas experiências ruins de ser vendido como escravo, administrar a casa de Potifar, ser preso, administrar a prisão, só depois desse processo de maturidade ele estava pronto para administrar um país inteiro. Entenda o José filhinho de papai o mais protegido da família jamais seria capaz de administrar um país, mas quando ele sai de baixo das asas do seu pai, vive momentos ruins e bons e ganha experiência ele se tornou apto para essa função. Maturidade não tem a ver com tempo, tem a ver com experiências vividas, um jovem pouco tempo convertido pode ser muito mais maduro espiritualmente do que um idoso que viveu a sua vida na igreja de maneira superficial, sem experiências verdadeiras com Deus, então não adianta quanto tempo você tem de igreja, de ministério ou de convertido, o que importa é a quantidade de experiências que você teve com Deus que te fizeram amadurecer. Uma pessoa madura não consegue comer comida de criança porque isso já não consegue mais satisfazer ela, uma pessoa com maturidade espiritual não consegue viver com a água na canela, ela quer mergulhar mais e mais fundo no oceano do Espirito Santo.

Sai do Mundão
Já chegou a hora de deixarmos para trás o nosso tempo de menino e vivermos nossa maturidade, vivenciar experiências mais profundas com Deus, se alimentar de forma mais profunda na Palavra de Deus, conhecer mais e mais a Deus, assim vamos poder saber sobre as suas vontades e sermos maduros o suficiente para discernir por si mesmo o que é certo ou errado, maturidade é saber quem você é e não ir de acordo com o efeito manada, sem uma personalidade e um pensamento próprio, ser maduro é agir como uma pessoa madura. (Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. I Coríntios 13. 11).

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no "X" para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário