sábado, 13 de maio de 2023

Discernimento com o Dom de Línguas

Sai do Mundão

Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia. Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios. Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens.

1 Coríntios 14:1-3

Sai do Mundão
Como posso dizer que tenho um pouco de problemas com o dom de falar em línguas, eu acredito sim e muito nesse dom, mas me incomoda muito o fato de como esse dom é usado e como ele virou uma forma de status dentro do meio cristão, como se só existisse o dom de falar em línguas, como se ele fosse o mais importante de se ter, como se ele fosse um jeito de se identificar uma pessoa que é cristã. Acho que atualmente existe um mal uso do dom de falar em línguas, na verdade esse dom é usado de uma forma totalmente diferente do que é aconselhado pela bíblia, então depois de ler bastante, isso tenha me causado essa reflexão de tentar expor o que eu penso não como uma verdade absoluta,  mas uma forma de trazer reflexão ou debate sobre esse tema.

Sai do Mundão
Paulo ensina que o dom de línguas teria que ser usado quando você tem alguém que tenha o dom de interpretar ou que se você próprio tiver esse dom de interpretação de línguas desconhecidas, pois os dons são dados para a edificação da igreja, então como edificar a igreja com uma língua que nem você e nem os outros entendem, pois se você falar as línguas desconhecidas sem saber interpretar, você estará se edificando sim, mas não estará edificando a igreja (Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja. 1 Coríntios 14:4), fora que existe uma falsa sensação que você está orando muito bem e trazendo uma palavra de mudança para sua vida ou para a vida da pessoa, você realmente está orando no seu espirito, mas a sua mente não está orando, assim você não se entrega como sacrifício completo a Deus (Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera. 
1 Coríntios 14:14). A verdade que nossos cultos tem que ser racionais e espirituais ao mesmo tempo, pode parecer maluquice e que razão e fé não andam juntos, mas a verdade é que elas tem que andar em união (Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. 1 Coríntios 14:15).

Sai do Mundão
Como eu disse os dons são para edificar a igreja, então como edificar uma pessoa se ela não entende o que está sendo falada, Paulo preza pela simplicidade de pregar o evangelho da forma mais simples e entendível possível, se possível falar poucas palavras ao invés de usa o dom de línguas desconhecidas ou palavras difíceis e de difícil compreensão (Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês. 
Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua. 1 Coríntios 14:18-19), a palavra de Deus tem que ser entendível então se você tem o dom de línguas busque o da interpretação, se não tiver é melhor guardar só para você e fazer uma oração normal durante o culto, claro se não existir ninguém capaz de interpretar presente também nesse culto (Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar. Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. 1 Coríntios 14:27-28). E não o dom de línguas não é o dom principal, não é o melhor dom, na verdade Paulo fala que o maior é o dom da profecia pois ela edifica toda a igreja, porque ela é entendível ao pecador e através dela esse pecador pode se arrepender dos seus pecados. (Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns não instruídos ou descrentes não dirão que vocês estão loucos? Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado, e os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando: "Deus realmente está entre vocês! " 1 Coríntios 14:23-25).

Sai do Mundão
Claro assim como Paulo eu não estou proibindo que as pessoas falem em línguas, mas acredito que esse dom tem que ser melhor utilizado pela igreja e para a igreja, tudo com ordem e decência, tudo misturando razão e espiritualidade (Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas. 
Mas tudo deve ser feito com decência e ordem. 1 Coríntios 14:39-40), mais do que falar em em línguas desconhecidas devemos profetizar sobre a vida dos outros e edificar a vida dos outros (Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada. 1 Coríntios 14:5), de forma simples e mais entendível possível, se não estaremos falando palavras ao vento (Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar. 1 Coríntios 14:9). Então devemos de todo o coração procurar e buscar os dons que edifiquem a todos e não o que vai edificar uma pessoa ou somente seu espirito, devemos repensar o jeito como o dons de línguas está sendo usado atualmente, devemos repensar e mudar (Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido. Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim. Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja. 1 Coríntios 14:10-12).

Espero que tenham gostado, me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, baixem o primeiro livro desse blog 0800 em pdf clicando aqui, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai, me sigam no Instagram também @nicolau11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário