segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Um Verdadeiro Cristão, no qual não há falsidade!!


Resultado de imagem para um verdadeiro israelita

Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade".

João 1:47

Resultado de imagem para um verdadeiro israelita
Essa passagem do evangelho me chamou muita a atenção ultimamente, quando eu bati o olho e li essa mensagem queimou no meu coração, falar de um dos discípulos que foram menos mencionados na bíblia, que não escreveu nenhuma carta e cuja a bíblia não cita nenhum milagre que ele veio a realizar, mas uma das poucas passagens da bíblia que ele é citado de forma bem clara mostra o quão especial ele era, a ponto de Jesus o chamar de verdadeiro israelita, no qual não a falsidade.

Isso me é espantoso pensar na época de Jesus mais de 400 anos sem nenhum profeta encontramos alguém que seguiria as leis de Moisés sem ser corrompido, sem ceder as heresias que até os sumo sacerdotes da época pregavam e ensinavam, alguém que meditava de dia e de noite na lei de Deus assim como Josué foi instruído a fazer, me espanta porque enquanto os sacerdotes e mestres da lei eram chamados de víboras mentirosas, Natanael é chamado de verdadeiro israelita, onde Deus não encontrava falsidade na sua adoração e no seu jeito de servir a Deus.

Me encanta essa história porque temos vários heróis da fé muito mais reconhecidos que não receberam essas palavras de Jesus, nem os 3 discípulos mais próximos de Jesus (Pedro, Tiago e João) foram chamados de verdadeiros israelitas, isso me mostra o quão focado e estudioso Natanael era nas escrituras, tanto que quando foi chamado por Filipe para conhecer o mestre ele estava sentado de uma figueira (você vai me perguntar porque essa informação é importante, bem a figueira é uma  árvore perfeita para se sentar na sombra dela e repousar ou ler, você tinha sossego e paz que não encontraria dentro de casa, então acredita-se que Natanael na hora que foi chamado estava estudando as escrituras), acredito que Natanael ia todos os dias meditar debaixo da figueira e aprender mais e mais sobre as leis de Deus, por isso diferentemente dos sacerdotes da época, ele tinha gravado em seu coração toda a lei e a cumpria da melhor maneira que conseguia, sem falsidade ele tentava executar o que a lei determinava e isso agradava a Deus.

Resultado de imagem para natanael debaixo da figueiraPodemos perceber que Natanael conhecia bem as escrituras pela frase seguinte, a resposta que ele da a Filipe quando Filipe fala que encontrou o Messias que era Jesus de Nazaré (Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? " Disse Filipe: "Venha e veja". João 1:46), Natanael com medo do amigo está sendo enganado aconselha a ele ora o verdadeiro Messias não pode surgir de Nazaré, ele teria que vir de Belém da cidade do Rei Davi, bem a desconfiança era clara porque somente Jesus e sua família sabiam que ele tinha nascido em Belém e essa informação era mantida em segredo para a "segurança" de Jesus e da sua família, já que no momento do seu nascimento houve perseguição e morte de todos as crianças de até 2 anos de idade. Mas ao contrario dos sacerdotes que disseram essa mesma frase, Natanael pronunciou ela sem zombaria, ele só estava se pautando no que as escrituras sagradas falavam então Filipe teve a ideia que iria mudar de vez a vida de Natanael, chamou ele para ver com os próprios olhos e conhecer Jesus.

No momento que Natanael conhece a Jesus, somente uma frase de Jesus já impacta ele totalmente e ele admite que Jesus é o Messias e diferente da atitude de Tomé, ele não precisou de provas as escrituras estavam tão bem guardadas no coração que numa frase somente ele reconheceu o autor, para mim, Natanael é um dos discípulos mais fascinantes, junto com Judas Iscariotes o traidor era quem tinha maior instrução do grupo, que tinha maior conhecimento, me espanta não ter tantos relatos dos feitos dele, mas é certo que ele realizou e viu grandes maravilhas assim como Jesus prometeu a ele no dia que ele conheceu Jesus. ( Perguntou Natanael: "De onde me conheces? " Jesus respondeu: "Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar". Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! " Jesus disse: "Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! " E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". João 1:48-51).

Resultado de imagem para natanael debaixo da figueira
Assim como Natanael eu quero ser reconhecido por Jesus no dia que me encontrar com Ele como "um verdadeiro cristão, no qual não há falsidade", quero ser igual Natanael e ser um estudioso das escrituras sagradas, pouco falado, mas que contemplou grandes obras, isso que eu almejo e espero que você também tenha esse desejo, que surjam cada dia mais pessoas parecidas com Natanael, só assim teremos verdadeiros cristãos no qual não a  falsidade, somente um louvor e adoração Genuína ao único que é digno. 

Me ajudem compartilhando o meu blogger para mais e mais pessoas serem abençoadas, obrigado e que a graça de Deus esteja com você hoje e para todo sempre amém. Segue lá no twitter para ter mais informações sobre o blogger e não perder nenhuma postagem @MundaoSai.  

Resultado de imagem para natanael debaixo da figueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário